USO DE BORROW /  LEND

Perguntaram recentemente aqui no blog qual a diferença entre "lend" e "borrow". Pelo que parece esta dúvida é mais velha do que andar para frente! Pesquisei na internet e notei que muita gente já se aventurou a falar sobre isto! As explicações na maioria das vezes são muito parecidas! Algumas são até cópias de um site para o outro! Será que consigo fazer a diferença!? Meu Deus! Que medo!

Eu também já tive esta dúvida! Acredite, ela me perseguiu durante muito tempo. Porém, um dia decidi não ver mais as duas palavras de modo isolado. Passei a ver como elas são usadas na língua inglesa. Vendo o uso comecei a entender melhor as duas!
Antes de mais nada, vamos pensar em português - o modo mais fácil para perceber a diferença. Veja as duas sentenças abaixo:
  1. Você pode me emprestar sua caneta?
  2. Posso pegar sua caneta emprestada?
Note que na sentença 1 a inteção é "dar emprestado". Ou seja, é como se eu falasse assim: "ei Fulano, você pode me dar sua caneta emprestada?". Já na sentença 2 a idéia é "perdi emprestado". Entenda bem isto:
  1. dar emprestado (emprestar)
  2. pedir emprestado (ou tomar emprestado)
Entender esta diferença é, na minha humilde opinião, essencial para compreender o uso de "lend" e "borrow". Isto porque:
  1. dar emprestado = lend
  2. tomar/pegar emprestado = borrow
As sentenças acima são traduzidas para o inglês da seguinte forma:
  1. Can you lend me your pen? (Você pode me dar sua caneta emprestada? Você pode me emprestar sua caneta?)
  2. Can I borrow your pen? (Posso pegar sua caneta emprestada?)
E aí? Será que está dando para enteder esta maluquice!? Espero que sim! Como eu disse, caso alguém tenha alguma dúvida é só deixar um comentários! Para eu ter certeza de que a coisa ficou mesmo clara peço a vocês para fazer o seguinte: traduzam as duas sentenças abaixo para o inglês,
  1. Posso pegar 100 reais emprestados?
  2. Você pode me emprestar 100 reais?
    lend (to) x borrow (from)


    L
    end ( something to someone) é emprestar (algoa/para alguém) (o sujeito é quem empresta)

    Borrow (something from someone) é tomar (algoemprestado de alguém) (o sujeito toma emprestado)

    Ex.: I will lend you some money ou I will lend some money to you (Eu vou lhe emprestar algum dinheiro ou Eu vou emprestar algum dinheiro você).       

    Can you lend me some money ou Can you lend some money to me (Você pode me emprestar algum dinheiro ou Você pode emprestar algum dinheiro para mim)?

    Ex.: I need some money. Can I borrow some from you(Eu preciso de dinheiro. Posso tomar algum emprestado de você)?

           She borrowed some money from the bank (Elatomou algum dinheiro emprestado do banco).

0 comentários:

Postar um comentário