Escolas Literárias: Concretismo - Poesia Concreta
rua rua rua sol Ronaldo Azeredo |
Esse é um poema concreto. Para comunicar, uso o ideograma (sinal que exprime as idéias e não os sons), rompendo com o verso e a sintaxe tradicional. Não há sujeito, não há predicado. O poema tudo é elaborado com substantivos concretos, abolindo o verso e os sinais de pontuação. O apelo do poema é visual. E o que ele comunica? O movimento do sol, da aurora ao ocaso, sobre uma cidade.
Esse poema materializa a concepção poética dos concretistas que, a partir da década de 1950, apregoavam que a poesia tradicional, baseada no verso, não mais combinava com as exigências do mundo moderno. A comunicação visual se coaduna mais com a época do cinema, da televisão, da propaganda e da comunicação de massa.
No poema acima reproduzido, o ideograma, a repetição sonora, a aliteração e a assonância se fazem por si mesmos, isto é, “o poema concreto é uma realidade em si, não um poema sobre”. “É o emprego do som, da letra, da página, da cor, da linha, enfim, do que existe de acústico e de visual na disposição dos vocábulos”.
Os concretistas atribuem a Mallarmé a posição de precursor do movimento com o seu poema Un Coup de Dés (Um Lance de Dados), de 1887. O Cubismo e o Futurismo já trabalhavam algumas formas concretistas que apareciam em poemas de Jorge de Lima, de Carlos Drummond de Andrade, de Oswald de Andrade.
O Movimento Concretista ganha expressão na década de 50 em São Paulo, quando os professores e publicitários Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos divulgaram as idéias básicas do concretismo na revista Noigandres (expressão da Idade Média francesa de significado desconhecido) e na Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Características básicas do concretismo
- Ideograma: apelo à comunicação não-verbal.
- Atomização: comumente as palavras são desmanchadas, criando outras significações.
- Metacomunicação: simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal.
- Polissemia (muitos significados): trocadilho, justaposição de substantivos e verbos, aliteração.
- Estrutura verbivocovisual: valorização do campo visual, do aspecto gráfico da letra, da cor e da disposição das palavras.
Alguns poemas concretos
eixosolopolofixo eixoflorpêsofixo eixosoloolhofixo
Augusto de Campo |
poesia em tempo de fome fome em tempo de poesia poesia em lugar do homem homem em lugar de poesia nomear é dar o nome nomeio o nome nomeio a fome Haroldo de Campos |
aveave voo voo ave vae Décio Pignatari |
|
0 comentários:
Postar um comentário