Como Melhorar sua Pronúncia
 

A primeira coisa a perguntar é: qual a importância da pronúncia no seu aprendizado? Você quer ter uma pronúncia perfeita ( como um falante nativo ) ou você quer ter uma pronúncia boa o suficiente para ser entendido sem problemas ? Lembre-se, se seu objetivo não é se tornar um professor de Inglês, não há necessidade de você ter uma pronúncia perfeita. Seu sotaque brasileiro ( contanto que não seja excessivo ) não vai fazer com que sua fala fique mais feia. Na maioria absoluta dos casos, você nunca vai perder o seu sotaque brasileiro ( a não ser que more nos EUA ou algum outro país por muitos anos ). E outra coisa: a pronúncia correta das palavras é geralmente adquirida com o passar do tempo, gradualmente, quando se ouve a palavra e se repete ela várias vezes. Por isso ouça bastante em Inglês ( seu professor, músicas, filmes, etc.. ) e pratique bastante sua fala.

Contudo, se sua pronúncia está atrapalhando sua fala e fazendo com que as pessoasnão entendam você, então você realmente precisa trabalhar os sons da língua Inglesa. Para melhorar sua pronúncia você necessita praticar bastante os sons mais importantes do Inglês. Vamos a algumas dicas de como fazer isso:

- Na maioria dos dicionários existe ( geralmente na Introdução ) uma tabela que explica cada um dos sons da língua. Cada som é representado por um símbolo gráfico. Esses símbolos se chamam símbolos fonéticos. Por exemplo: a palavra house é representada foneticamente por [ hauz ]. Assim, quando você for procurar uma palavra no dicionário, encontrará ao lado dela a sua representação fonética. Desse modo você não precisa ouvir a palavra para saber como ela é pronunciada. Com os símbolos fonéticos, você pode saber imediatamente como é a sua pronúncia. Procure no seu dicionário a tabela com os símbolos fonéticos e se acostume com o tempo a entendê-los.

- Se seu curso de Inglês é acompanhado de fitas / cds, ouça os diálogos e palavras e repita bastante. Você se lembra de como aprendeu Português? :-) Ouvindo e repetindo.

- A maioria dos livros didáticos e cursos em fitas e CD-ROM são acompanhados por seções com exercícios especiais para a Pronúncia. Faça bom uso destes exercícios.

- Exija que seu professor tenha um boa pronúncia do Inglês ou você pode adquirir a pronúncia incorreta das palavras.

0 comentários:

Postar um comentário