Escolas Literárias: Concretismo - Poesia Concreta 

rua rua rua sol
rua rua sol rua
rua sol rua rua
sol rua rua rua
rua rua rua

Ronaldo Azeredo

Esse é um poema concreto. Para comunicar, uso o ideograma (sinal que exprime as idéias e não os sons), rompendo com o verso e a sintaxe tradicional. Não há sujeito, não há predicado. O poema tudo é elaborado com substantivos concretos, abolindo o verso e os sinais de pontuação. O apelo do poema é visual. E o que ele comunica? O movimento do sol, da aurora ao ocaso, sobre uma cidade.

Esse poema materializa a concepção poética dos concretistas que, a partir da década de 1950, apregoavam que a poesia tradicional, baseada no verso, não mais combinava com as exigências do mundo moderno. A comunicação visual se coaduna mais com a época do cinema, da televisão, da propaganda e da comunicação de massa.

No poema acima reproduzido, o ideograma, a repetição sonora, a aliteração e a assonância se fazem por si mesmos, isto é, “o poema concreto é uma realidade em si, não um poema sobre”. “É o emprego do som, da letra, da página, da cor, da linha, enfim, do que existe de acústico e de visual na disposição dos vocábulos”.

Os concretistas atribuem a Mallarmé a posição de precursor do movimento com o seu poema Un Coup de Dés (Um Lance de Dados), de 1887. O Cubismo e o Futurismo já trabalhavam algumas formas concretistas que apareciam em poemas de Jorge de Lima, de Carlos Drummond de Andrade, de Oswald de Andrade.

O Movimento Concretista ganha expressão na década de 50 em São Paulo, quando os professores e publicitários Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos divulgaram as idéias básicas do concretismo na revista Noigandres (expressão da Idade Média francesa de significado desconhecido) e na Exposição Nacional de Arte Concreta em 1956, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Características básicas do concretismo

  • Ideograma: apelo à comunicação não-verbal.

  • Atomização: comumente as palavras são desmanchadas, criando outras significações.

  • Metacomunicação: simultaneidade da comunicação verbal e não-verbal.

  • Polissemia (muitos significados): trocadilho, justaposição de substantivos e verbos, aliteração.

  • Estrutura verbivocovisual: valorização do campo visual, do aspecto gráfico da letra, da cor e da disposição das palavras.

Alguns poemas concretos

eixosolo
polofixo
eixoflor
pêsofixo
eixosolo
olhofixo

 

Augusto de Campo


poesia em tempo de fome
fome em tempo de poesia

poesia em lugar do homem
pronome em lugar do nome

homem em lugar de poesia
nome em lugar de pronome
poesia de dar o nome

nomear é dar o nome

nomeio o nome
nomeio o homem
no meio a fome

nomeio a fome

Haroldo de Campos


ave
ave ave
ave ave ave
ave voo
voo
voo ave
voo ave ave
voo ave ave ave

ave vae
vae

Décio Pignatari


durassolado
solumano
petrificado
corpumano
amargamado
fardumano
agrusurado
servumano
capitalienado
gadumano
massamorfado
desumano
José Lino Grünewaldo

0 comentários:

Postar um comentário