Delimitação do assunto de um texto

Delimitar consiste em estabelecer limites, demarcar. Em um texto escrito, esses limites ajudam o autor a não se prolongar desnecessariamente, evitando que ele se perca no assunto tratado. A restrição ou delimitação é necessária para que se possa controlar o tema com maior facilidade.

Um mesmo assunto poderá ser delimitado de diferentes modos. Assim, se o tema é a cidade de Niterói, cada autor poderá escolher o enfoque a ser dado. Um pode abordar os pontos turísticos enquanto outro pode criticar o sistema de trânsito da cidade. Caberá a quem está escrevendo optar por uma entre as várias possibilidades de delimitação do assunto. Essa opção deve ser feita com base nos conhecimentos, experiências e interesses de quem vai escrever: não se pode escrever sobre um tema que não se conhece bem, de que não se tem experiência ou pelo qual não se tem interesse.

 

Nem sempre, porém, é preciso delimitar o assunto: muitas vezes o assunto sobre o qual se deve escrever já é proposto de forma limitada e específica.

 

0 comentários:

Postar um comentário