ESTILO E METRIFICAÇÃO DO CORDEL

 

1. Parcela ou Verso de quatro sílabas (o mais curto conhecido na literatura de cordel)

Eu sou judeu   1

para o duelo   2

cantar martelo   3 / 2

queria eu   4 / 1

o pau bateu   5 / 4

subiu poeira   6 novo

aqui na feira   7 / 6

não fica gente   8 novo

queimo a semente   9 / 8

da bananeira.   10 / 7

 

2. Verso de cinco sílabas (redondilha menor)

no sertão eu peguei   1

um cego malcriado   2

danei-lhe o machado   3 / 2

caiu, eu sangrei   4 / 1

o couro tirei   5 / 4

em regra de escala   6 novo

espichei numa sala   7 / 6

puxei para um beco   8 novo

depois dele seco   9 / 8

fiz dele uma mala.   10 / 7

 

3. Estrofes de quatro versos de sete sílabas (evoluiu para estofes de seis versos ou sextilhas)

O Mergulhão quando canta   1

Incha a veia do pescoço   2

Parece um cachorro velho   3 / 1

Quando está roendo osso.   4 / 2

 

4. Sextilhas – Com estrofes de seis versos de sete sílabas. Já descrita como “obra de sete pés”:

Meu avô tinha um ditado   1

meu pai dizia também:   2

não tenho medo do homem   3 novo

nem do ronco que ele tem   4 / 2

um besouro também ronca   5 novo

vou olhar não é ninguém.   6 / 4

 

5. Sextilhas são usadas em vários estilos de mourão, que pode ser cantado em seis, sete, oito e dez versos de sete sílabas.

Cantador A- Eu sou maior do que Deus   1

                  maior do que Deus eu sou   2


Cantador B - Você diz que não se engana   3

                   mas agora se enganou   4 / 2

 

Cantador A - Eu não estou enganado   5

                    eu sou maior no pecado   6

                    porque Deus nunca pecou.   7 / 4

 

6. Sextilhas também são usadas com todos os versos rimados, a exemplo das sextilhas explicadas antes:


Cantador A -Este verso não é seu   1

                  você tomou emprestado   2

 

Cantador B - Não reclame o verso meu   3 / 1

                   que é certo e metrificado   4 / 2

 

Cantador A -Esse verso é de Noberto   5

                  Se fosse seu estava certo   6

                  como não é está errado.   7 / 4

 

7. Oito pés de quadrão ou Oitavas – Estilo feito de estrofes de oito versos de sete sílabas:

Diga Deus Onipotente    1

Se é você, realmente   2 / 1

Que autoriza, que consente   3 / 2

No meu sertão tanta dor   4 novo

Se o povo imerso no lodo   5 novo

apregoa com denodo   6 / 5

que seu coração é todo   7 / 6

De luz, de paz e de amor.   8 / 4

 

8. Décimas – também chamado de ”dez pés em quadrão”:

Eram doze cavalheiros   1

Homens muito valorosos   2

Destemidos, corajosos   3 / 2

Entre todos os Guerreiros   4 / 1

Como bem fosse Oliveiros   5 /4

um dos pares de fiança    6 novo

Que sua perseverança   7 / 6

Venceu todos os infiéis   8 novo

Eram uns leões cruéis   9 / 8

Os doze pares de França.   10 / 7

 

9. Martelo Agalopado - estrofe dez versos de dez sílabas, é uma das modalidades mais antigas na literatura de cordel.

"Visitando Deus a Adão no Paraíso   1

achou-o triste por viver no abandono,   2

fê-lo dormir logo um pesado sono   3 / 2

e lhe arrancou uma costela, de improviso   4 / 1

estando fresca ficou Deus indeciso   5 / 4

e a pôs ao Sol para secar um momento   6 novo

mas por causa, talvez dum esquecimento   7 / 6

chegou um cachorro e a carregou,   8 novo

nessa hora furioso Deus ficou   9 / 8

com a grande ousadia do animal   10 novo

que lhe furtara o bom material    11 / 10

feito para a construção da mulher,   12 novo

estou certo, acredite quem quiser   13 / 12

eu não sou mentiroso nem vilão,   14 novo

nessa hora correu Deus atrás do cão   15 / 14

e não podendo alcançar-lhe e dá-lhe cabo   16 novo

cortou-lhe simplesmente o meio rabo   17 / 16

e enquanto Adão estava na trevas   18 novo

Deus pegou o rabo do cão e fez a Eva."   19 / 18

 

10. Martelo Agalopado – “com versos de onze sílabas, portanto mais longos do que os de martelo agalopado, são os de galope à beira mar, como estes da autoria de Joaquim Filho”:

Falei do sopapo das águas barrentas   1

de uma cigana de corpo bem feito   2

da Lua, bonita brilhando no leito   3 / 2

da escuridão das nuvens cinzentas   4 / 1

do eco do grande furor das tormentas   5 / 4

da água da chuva que vem pra molhar   6 novo

do baile das ondas, que lindo bailar   7 / 6

da areia branca, da cor de cambraia   8 novo

da bela paisagem na beira da praia   9 / 8

assim é galope na beira do mar.   10 / 7

 

11. Meia Quadra - Outra interessante modalidade é a Meia Quadra ou versos de quinze sílabas:


Quando eu disser dado é dedo você diga dedo é dado   1

Quando eu disser gado é boi você diga boi é gado   2

Quando eu disser lado é banda você diga banda é lado  3 /2

Quando eu disser pão é massa você diga massa é pão   4 novo

Quando eu disser não é sim você diga sim é não   5 / 4

Quando eu disser veia é sangue você diga sangue é veia   6 novo

Quando eu disser meia quadra você diga quadra e meia   7 / 6

Quando eu disser quadra e meia você diga meio quadrão.   8 / 5

 

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário