FASES DO CICLO DOCENTE

 

Ilázaro Figueiredo Nazario

 

O ciclo docente divide-se em três fases:

 

1ª FASE – PLANEJAMENTO: existem três tipos de planejamento:

 

a. Plano de curso (anual):

Mais amplo; aborda os temas de um curso; Inclui os objetivos, estratégias, conteúdos e avaliação em cada série ou turma.

 

b. Plano de unidade ou bimestral (bimestral):

Parcial; refere-se aos temas; Cada unidade deve ser planejada antes de iniciar a unidade seguinte, pois serve de apoio.

 

c. Plano de aula (a aula):

Plano detalhado; refere-se ao que se pretende tratar numa aula; Inclui os mesmos elementos dos planos anteriores, ou seja, objetivos, estratégias, conteúdos e avaliação.

 

 

 

2ª FASE – EXECUÇÃO: divide-se em quatro momentos:

 

a. Incentivarão:

Utiliza-se recursos, técnicas e métodos próprios para motivar os alunos a despertarem interesse ao assunto a ser proposto.

 

b. Apresentação do assunto:

Apresenta-se uma visão geral do assunto a ser tratado.

 

c. Direção das atividades

Orienta-se os alunos com dados ou elementos do assunto, criando situações e promovendo a oportunidade de os alunos realizarem descobertas.

 

d. Sistematização:

Adota-se procedimentos (síntese, questionário, etc.) que possam globalizar de forma ordenada aquilo que foi trabalhado, analítica e parcialmente.


e. Retenção:

Promove-se a oportunidade de o aluno aplicar ou utilizar os conhecimentos adquiridos em situações generalizadas ou específicas (contextualização através de perguntas pessoais)

 

 

3ª FASE - CONTROLE OU AVALIAÇÃO: esta fase consiste na supervisão constante do professor na busca da aprendizagem do aluno, para alcançar os resultados diante dos objetivos pré-definidos no planejamento. Envolve quatro momentos:

 

a. Sondagem:

Levantamento das condições concretas dos alunos ao iniciar o processo de ensino aprendizagem.

 

b. Manejo de classe:

Consiste na supervisão do professor sobre os alunos para criar um ambiente que seja propício a aprendizagem.

 

c. Diagnóstico/retificação:

O professor estuda as causas da aprendizagem deficiente. Isto servirá como base para dar maior e melhor assistência ao aluno podendo retificar (concertar) o que for necessário.

 

d. Retificação/avaliação:

Consiste na utilização de recursos e técnicas que possibilitem reconhecer ou avaliar o grau de eficiência do trabalho realizado diante dos objetivos propostos no planejamento. Avalia-se, portanto, não só o aluno, mas, também o trabalho desenvolvido.

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