FASES DO CICLO DOCENTE
Ilázaro Figueiredo Nazario
O ciclo docente divide-se em três fases:
1ª FASE – PLANEJAMENTO: existem três tipos de planejamento:
a. Plano de curso (anual):
Mais amplo; aborda os temas de um curso; Inclui os objetivos, estratégias, conteúdos e avaliação em cada série ou turma.
b. Plano de unidade ou bimestral (bimestral):
Parcial; refere-se aos temas; Cada unidade deve ser planejada antes de iniciar a unidade seguinte, pois serve de apoio.
c. Plano de aula (a aula):
Plano detalhado; refere-se ao que se pretende tratar numa aula; Inclui os mesmos elementos dos planos anteriores, ou seja, objetivos, estratégias, conteúdos e avaliação.
2ª FASE – EXECUÇÃO: divide-se em quatro momentos:
a. Incentivarão:
Utiliza-se recursos, técnicas e métodos próprios para motivar os alunos a despertarem interesse ao assunto a ser proposto.
b. Apresentação do assunto:
Apresenta-se uma visão geral do assunto a ser tratado.
c. Direção das atividades
Orienta-se os alunos com dados ou elementos do assunto, criando situações e promovendo a oportunidade de os alunos realizarem descobertas.
d. Sistematização:
Adota-se procedimentos (síntese, questionário, etc.) que possam globalizar de forma ordenada aquilo que foi trabalhado, analítica e parcialmente.
e. Retenção:
Promove-se a oportunidade de o aluno aplicar ou utilizar os conhecimentos adquiridos em situações generalizadas ou específicas (contextualização através de perguntas pessoais)
3ª FASE - CONTROLE OU AVALIAÇÃO: esta fase consiste na supervisão constante do professor na busca da aprendizagem do aluno, para alcançar os resultados diante dos objetivos pré-definidos no planejamento. Envolve quatro momentos:
a. Sondagem:
Levantamento das condições concretas dos alunos ao iniciar o processo de ensino aprendizagem.
b. Manejo de classe:
Consiste na supervisão do professor sobre os alunos para criar um ambiente que seja propício a aprendizagem.
c. Diagnóstico/retificação:
O professor estuda as causas da aprendizagem deficiente. Isto servirá como base para dar maior e melhor assistência ao aluno podendo retificar (concertar) o que for necessário.
d. Retificação/avaliação:
Consiste na utilização de recursos e técnicas que possibilitem reconhecer ou avaliar o grau de eficiência do trabalho realizado diante dos objetivos propostos no planejamento. Avalia-se, portanto, não só o aluno, mas, também o trabalho desenvolvido.
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