LÍNGUA PORTUGUESA

 Colocação Pronominal (proclíse, ênclise, mesóclise)

Ilázaro Figueiredo

Pronomes Oblíquos átonos: os pronomes átonos oblíquos são:

 

ME  -  TE  -  SE  -  O/A/LHE -  NOS  -  VOS  -  SE  -  OS/AS/LHES

 

Esses pronomes podem assumir três posições básicas em função do verbo:

 

1ª - ANTES DO VERBO = PRÓCLISE:

Ex. Isto nos convém.

2ª – APÓS O VERBO = ÊNCLISE:

Ex. Ofereceu-se boa oportunidade.

3ª – NO MEIO DO VERBO = MESÓCLISE:

Ex. Contar-lhe-ei meus dissabores.

 

USO DA PRÓCLISE: (pronome antes do verbo)

Usa-se a próclise quando o verbo vem precedido das seguintes palavras atrativas:

Negação

Não te convenças do contrario.

Advérbio

Agora já se foram as oportunidades.

Pronome relativo

Há pessoas que se enganam com freqüência.

Pronome indefinido

Tudo se acaba neste mundo.

Conjunção subordinativa

Caso te interesse o negócio, avisa-me.

Pronome demonstrativo

Aquilo me parece estranho.

A próclise é usada também nos seguintes casos:

Em oração interrogativa

Quem me procurou ontem?

Em oração exclamativa

Quanto me custa esse favor!

Quando o sujeito vem antes do verbo

Os céus te protejam!

Gerúndio precedido da preposição “em”

Em se tratando de profissão....

Infinitivo pessoal precedido de preposição

Não te censuro por te orgulhares de tua gente.

 

USO DA ENCLISE: (pronome após o verbo)

Não se inicia a frase com pronome oblíquo:

Ex. Se vão os anéis e fiquem os dedos.

(O correto seria: Vão-se os anéis e fiquem os dedos)

Usa-se a Ênclise com as seguintes formas verbais:

Caso

Exemplo

Imperativo

Senhor, aproxime-se de nós.

Gerúndio (Não precedido da preposição “em”)

Recusou o convite, fazendo-se de ocupado.

Infinitivo impessoal

A intenção era auxiliá-lo.

Quando o sujeito vem após o verbo

Protejam-te os céus!

 

USO DA MESÓCLISE: (no meio do verbo, ou seja,  intercalado)

Usa-se a mesóclise nos seguintes casos, se o verbo não vier precedido de partícula atrativa.

1.                  Se o verbo estiver no futuro do presente (eu convidarei, tu convidarás, ele convidará, etc.).

Ex. Convidá-lo-ei para a minha festa.  (=convidarei  ele / o convidarei).

Mas, se houver partícula atrativa, teremos a próclise (pronome antes do verbo)

Ex. Não o convidarei para a festa.

 

2.                  Se o verbo estiver no futuro do pretérito (eu convenceria, tu convencerias, ele convenceria, etc.).

Ex. Convencê-lo-ia a aceitar. (= convenceria ele /  o convenceria).

Mas, se houver partícula atrativa, teremos a próclise (pronome antes do verbo)

Ex. Não o convencerei a aceitar.

 

PRONOME OBLÍQUO NAS LOCUÇÕES VERBAIS

 

1. Com locuções em que o verbo principal ocorre no infinitivo ou no gerúndio:

Caso 1

Como fica

Se a locução verbal não vem precedida de partícula atrativa:

O pronome oblíquo vem:

a) Depois do verbo auxiliar:

Ex. Quero-te ouvir.

b) Depois do verbo principal:

Ex. Quero ouvir-te.

Caso 2

Como fica

Se houver partícula atrativa antes da locução verbal:

Coloca-se o pronome oblíquo:

a)      Antes do verbo auxiliar:

Ex. Não te quero ouvir.

b)      Depois do verbo principal:

Ex. Não quero ouvir-te.

 

2. Com locuções em que o verbo principal ocorre no particípio:

Caso 1

Como fica

Se a locução vem precedida de partícula atrativa:

O pronome ocorre antes do verbo auxiliar:

Ex. Não me haviam convidado.

Caso 2

Como fica

Se a locução não vem precedida de partícula atrativa:

O pronome ocorre depois do verbo auxiliar:

Haviam me convidado.

 

 

0 comentários:

Postar um comentário