LÍNGUA PORTUGUESA

CONECTIVOS PARA MONTAR OS TEXTOS

 Ilázaro Figueiredo

- PARA INTRODUÇÃO DE UMA IDÉIA:

Segundo F...; Sucedeu que...;Ao iniciar...; Corria o ano de...; Indubitavelmente...;

Ainda que...; Não existe...; O que é...; No dia...; Ao iniciar...; Não há dúvida que...;

Não há muito tempo...; Primeiramente...; Sabe-se que...; De modo geral...; Por

que...?; Era uma vez...; Propondo-se que ...; No início...; Acontece que...; Há...;

Havia...; Foi uma vez...; Inicialmente...; Voltando o pensamento para...; Embora...;

Tem-se que...; Eis...; Você sabia...; Durante...; Existem...; Observa-se que...;

Quando...; Supondo que...; Em primeiro lugar...; Eu...; Por volta de...; Até...;

Pensando que...; Aprende-se que...; Nestas considerações iniciais...; A palavra...;

Voltando a atenção para...;

 

- PARA DESENVOLVIMENTO DA IDÉIA:

Em segundo lugar...; Com referência...; em seguida...; Outro enfoque...; Passando

para...; A evidencia adicional para confirmação...; Após as considerações finais...;

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Continuando...; Prosseguindo...; Examinando a seguir...; Examina-se que;

Comparando com...; Depois...; Além disso...; Então...; Ora...; Voltando a atenção

para...;

- para contraste de várias idéias:

Mesmo que...; Por um lado...; Por outro lado...; Mas...; Porém...; Contudo...; No

entanto...; Entretanto...; Todavia...; Apesar de...; Não obstante...;

- RESULTADO DE IDÉIAS:

O saldo desse confronto...; Assim sendo...; Em conseqüência...; Como

conseqüência...; Então...; Como resultado do exposto...; O resultado positivo...;

Portanto...; Por isso...; Assim...; Desse modo...; Desde que...; Porque...;

Conseqüentemente...; Daí...; Já que...; O saldo positivo do exposto...; por esta

razão...; Por esse motivo...; O saldo negativo...;

- transição de idéias:

Concomitantemente...; Paralelamente...; Ao mesmo tempo...; Nesse ínterim...; Além

disso...; Se...; Então...; Voltando a atenção para...; Se o que foi dito é verdadeiro...;

Simultaneamente...;

- CRONOLOGIA DE IDÉIAS:

Em primeiro lugar...; Em segundo lugar...; Em terceiro lugar...; Este...; Aquele...;

Um outro...; O primeiro...; O segundo...; O próximo...; Por último...; Depois...;

Enfim...; Em conclusão...;

- ÊNFASE DAS IDÉIAS:

Aliás...; Deste modo...; Neste caso...; Isto é importante porque...; Os resultados

óbvios são...; Obviamente...; Os resultados significativos são...; Torna-se claro

que...; Lembrando que...; Enfatiza-se que...; Enfatizando que...; Naturalmente...; É

claro que...; Frisando-se que...; É obvio que...; Nota-se que...;

- resumo das idéias:

Em suma...; Em conclusão...; Em resumo...; Em síntese...; Resumindo...;

Sumarizando...; Sintetizando...; Concluindo...; Como conclusão...; Como foi

demonstrado...; Como foi visto...; Em poucas palavras...; Por esses...; Pelo exposto

acima...;

- EXPLICAÇÃO DAS IDÉIAS:

(Pode ser encaixado na ênfase das idéias).

... isto é; ... a saber; ... é o seguinte; Esclarecendo...; Explicando melhor...; Neste

caso...; com efeito...;

- conclusão das idéias:

( Inclui-se o resumo das idéias também)

Por fim...; Finalmente...; Encerrando...; Afinal...; Enfim...;

Vale lembrar que é característica da linguagem científica a de ser impessoal,

informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como “eu penso, “pareceme”,

“como todo mundo sabe, “sabemos que”. Concomitantemente, deve-se levar

em conta que um parágrafo exprime uma unidade de raciocínio e quando esta muda,

deve-se abrir um novo parágrafo.

Exemplos:

· Este trabalho procura demonstrar / Este trabalho procura abordar / Esta monografia

tem como objetivo / O objetivo deste trabalho / Este trabalho tem o intuito de / O

presente trabalho visa mostrar / Este trabalho foi elaborado para testar.

· O capitulo I descreve / mostra / analisa / examina / investiga / procura demonstrar.

· A partir dos anos 50, verificou-se no Brasil / Os dados mostraram que / Este

argumento evidencia / Como foi demonstrado / com os dados da tabela 5 conclui-se

que.

 

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