CONECTIVOS PARA MONTAR OS TEXTOS
- PARA INTRODUÇÃO DE UMA IDÉIA:
Segundo F...; Sucedeu que...;Ao iniciar...; Corria o ano de...; Indubitavelmente...;
Ainda que...; Não existe...; O que é...; No dia...; Ao iniciar...; Não há dúvida que...;
Não há muito tempo...; Primeiramente...; Sabe-se que...; De modo geral...; Por
que...?; Era uma vez...; Propondo-se que ...; No início...; Acontece que...; Há...;
Havia...; Foi uma vez...; Inicialmente...; Voltando o pensamento para...; Embora...;
Tem-se que...; Eis...; Você sabia...; Durante...; Existem...; Observa-se que...;
Quando...; Supondo que...; Em primeiro lugar...; Eu...; Por volta de...; Até...;
Pensando que...; Aprende-se que...; Nestas considerações iniciais...; A palavra...;
Voltando a atenção para...;
- PARA DESENVOLVIMENTO DA IDÉIA:
Em segundo lugar...; Com referência...; em seguida...; Outro enfoque...; Passando
para...; A evidencia adicional para confirmação...; Após as considerações finais...;
16
Continuando...; Prosseguindo...; Examinando a seguir...; Examina-se que;
Comparando com...; Depois...; Além disso...; Então...; Ora...; Voltando a atenção
para...;
- para contraste de várias idéias:
Mesmo que...; Por um lado...; Por outro lado...; Mas...; Porém...; Contudo...; No
entanto...; Entretanto...; Todavia...; Apesar de...; Não obstante...;
- RESULTADO DE IDÉIAS:
O saldo desse confronto...; Assim sendo...; Em conseqüência...; Como
conseqüência...; Então...; Como resultado do exposto...; O resultado positivo...;
Portanto...; Por isso...; Assim...; Desse modo...; Desde que...; Porque...;
Conseqüentemente...; Daí...; Já que...; O saldo positivo do exposto...; por esta
razão...; Por esse motivo...; O saldo negativo...;
- transição de idéias:
Concomitantemente...; Paralelamente...; Ao mesmo tempo...; Nesse ínterim...; Além
disso...; Se...; Então...; Voltando a atenção para...; Se o que foi dito é verdadeiro...;
Simultaneamente...;
- CRONOLOGIA DE IDÉIAS:
Em primeiro lugar...; Em segundo lugar...; Em terceiro lugar...; Este...; Aquele...;
Um outro...; O primeiro...; O segundo...; O próximo...; Por último...; Depois...;
Enfim...; Em conclusão...;
- ÊNFASE DAS IDÉIAS:
Aliás...; Deste modo...; Neste caso...; Isto é importante porque...; Os resultados
óbvios são...; Obviamente...; Os resultados significativos são...; Torna-se claro
que...; Lembrando que...; Enfatiza-se que...; Enfatizando que...; Naturalmente...; É
claro que...; Frisando-se que...; É obvio que...; Nota-se que...;
- resumo das idéias:
Em suma...; Em conclusão...; Em resumo...; Em síntese...; Resumindo...;
Sumarizando...; Sintetizando...; Concluindo...; Como conclusão...; Como foi
demonstrado...; Como foi visto...; Em poucas palavras...; Por esses...; Pelo exposto
acima...;
- EXPLICAÇÃO DAS IDÉIAS:
(Pode ser encaixado na ênfase das idéias).
... isto é; ... a saber; ... é o seguinte; Esclarecendo...; Explicando melhor...; Neste
caso...; com efeito...;
- conclusão das idéias:
( Inclui-se o resumo das idéias também)
Por fim...; Finalmente...; Encerrando...; Afinal...; Enfim...;
Vale lembrar que é característica da linguagem científica a de ser impessoal,
informativa e técnica. Portanto deve-se evitar expressões como “eu penso”, “pareceme”,
“como todo mundo sabe” , “sabemos que”. Concomitantemente, deve-se levar
em conta que um parágrafo exprime uma unidade de raciocínio e quando esta muda,
deve-se abrir um novo parágrafo.
Exemplos:
· Este trabalho procura demonstrar / Este trabalho procura abordar / Esta monografia
tem como objetivo / O objetivo deste trabalho / Este trabalho tem o intuito de / O
presente trabalho visa mostrar / Este trabalho foi elaborado para testar.
· O capitulo I descreve / mostra / analisa / examina / investiga / procura demonstrar.
· A partir dos anos 50, verificou-se no Brasil / Os dados mostraram que / Este
argumento evidencia / Como foi demonstrado / com os dados da tabela 5 conclui-se
que.
0 comentários:
Postar um comentário