ORIENTAÇÕES BÁSICAS SOBRE VESTIBULAR


Qual o valor relativo das questões objetivas e da questão de redação?
As 15 questões objetivas valem 9 pontos no total (0,6 por acerto), e a questão de redação vale 6 pontos, distribuídos em faixas de grau: zero, 1, 2, 3, 4 e 5. A cada unidade de grau da redação equivalem 1,2 pontos. Assim, por exemplo, uma redação com grau três receberá 3,6 pontos.

Atenção: Devido a determinação expressa na Portaria nº 391, de 07 de fevereiro de 2002, do Ministério da Educação, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.


Por que as boas universidades dão tanta importância à redação no Concurso Vestibular?
Primeiro, porque um texto escrito permite avaliar a capacidade do candidato para elaborar hipóteses, construir teses e fundamentá-las estabelecendo relações consistentes entre argumentos, condição fundamental para quem aspira a prosseguir seus estudos em nível superior. Segundo, porque o Concurso Vestibular orienta, em certa medida, procedimentos pedagógicos em nível de Ensino Médio. Portanto, pode constituir-se em incentivo para um ensino voltado ao desenvolvimento de habilidades comunicativas que permitam ao sujeito/aluno condições de interagir nas modalidades falada e escrita de modo adequado e produtivo.


Como é calculado o grau da redação?
O valor total de pontos de uma redação é assim distribuído: Estrutura: 30%; Conteúdo: 30%; Expressão Lingüística: 40%. Feitos os descontos relativos aos três níveis de avaliação, o resultado dirá em que faixa de nota (do 5 ao zero) a redação se localizará.


Do ponto de vista prático, como devo agir para elaborar uma boa redação?
A primeira coisa a considerar é o tipo e a extensão do texto solicitado. No caso do vestibular da PUCRS, trata-se de uma dissertação com extensão variando entre 25 a 30 linhas.


O que caracteriza a dissertação?
A dissertação é um texto opinativo, isto é, um texto em que devem predominar suas opiniões sobre o tema que escolheu. Aqui estão algumas idéias que podem auxiliá-lo na tarefa de fazer a sua dissertação:
  • Leia atentamente as propostas de redação. Os temas são escolhidos com cuidado para que você tenha as melhores condições para escrever, e apresentados de modo claro e conciso, tornando-se um roteiro confiável para a organização de suas idéias.

  • Selecione o que lhe parecer mais conveniente; depois, concentre-se em sua escolha, esquecendo os demais temas, para não perder tempo com divagações.

  • Construa em sua mente um interlocutor, para o qual você estará apresentando determinadas idéias sobre um assunto no qual vocês dois estão interessados: você, interessado em convencê-lo da validade de seus argumentos; e ele, interessado em ver como você se sai nessa tarefa. Lembre-se: “do outro lado” , isto é, lendo seu texto, não estará uma banca impessoal. Mesmo que você não identifique seu leitor, e ele não saiba quem você é, o que estará ocorrendo será um momento de comunicação entre falantes de um mesmo idioma. Portanto, faça um texto “de autoria”, isto é, coloque sua identidade nele. Afinal, é o seu texto, é a sua opinião, é a sua voz que estará sendo considerada, e não mais um de milhares de textos sem autoria.

  • Organize seu tempo, dividindo-o entre planejamento, redação e revisão. Cada um tem seu jeito de se organizar: alguns lançam no papel idéias soltas, conforme vão surgindo, e depois acrescentam/eliminam de acordo com o que querem dizer; outros já organizam um esquema com idéias principais e secundárias, etc. Seja como for, não deixe de investir uns minutos pensando em como irá abordar o assunto que escolheu. O tempo “gasto” será recuperado com vantagem, porque o texto flui mais facilmente quando já sabemos o que iremos dizer e que argumentos usaremos.

  • Evite fórmulas preestabelecidas. O único modelo a seguir é o fio condutor de seu pensamento, que deverá guiar o leitor por meio de uma lógica coerente, construída com recursos de coesão variados.

  • Evite expressões da língua falada. Você estará elaborando um texto opinativo formal, por isso deixe de lado expressões de gíria e excessos de coloquialidade; revista seu texto com uma embalagem elegante, apropriada para uma ocasião formal.

  • Mas seja natural. Não caia na tentação de utilizar palavras de efeito duvidoso que alguém bem-intencionado lhe sugeriu para “impressionar a banca”. Uma linguagem direta, clara, fluente é mais efetiva do que expressões rebuscadas, às vezes inadequadas para o contexto.

  • Confie em seus recursos de expressão, especialmente em seu vocabulário. Todos nós possuímos um estoque de palavras raramente usadas, as quais podem dizer com precisão o que pretendemos. Procure lembrá-las.

  • Antes de dar por concluída sua dissertação, releia-a atentamente, ajustando, substituindo, acrescentando. Neste momento, mesmo que não possa efetivamente ler em voz alta seu texto, procure “ouvi-lo”. Você perceberá com mais clareza o que está bem e o que deve ser alterado.

  • Finalmente, durante todo o processo, acredite em seus pontos de vista e defenda-os com convicção. Eles são o seu maior trunfo.



Posso utilizar, em minha redação, alguns trechos dos textos da prova?
Em princípio, não. A redação deve apresentar as idéias do seu autor, isto é, você. Entretanto, se quiser citar uma expressão, uma idéia presente na prova como apoio a um ponto de vista seu, poderá fazê-lo. Neste caso, a citação será necessariamente breve e deverá ter identificado o autor e a procedência. 


Que tipo de letra devo usar? 
Geralmente a letra utilizada é a cursiva. Se preferir utilizar outro tipo de letra, certifique-se de que as maiúsculas estão bem identificadas.


É obrigatório dar um título ao texto?
A colocação do título é livre, portanto sua ausência não será penalizada. Lembre-se, entretanto, de que um título criativo, bem formulado, pode agregar qualidade ao conteúdo do texto.


É permitido utilizar corretor líquido? 
Não. Se você cometer algum engano, não se preocupe: risque a expressão equivocada e reescreva, deixando claro o que quis comunicar.


Posso deixar minha redação a lápis?
A redação tem de ser apresentada a tinta, pois é um documento. Redações escritas a lápis serão anuladas.


Quem vai avaliar minha redação, e como são preparados esses profissionais?
A banca de avaliação das redações do Concurso Vestibular da PUCRS é constituída por professores de Língua Portuguesa com grande experiência de trabalho com textos no Ensino Médio e/ou na Universidade. Trata-se de um grupo bastante estável, em contínuo aprimoramento, em encontros de estudo, discussão e treinamento que visam a afinar os critérios de avaliação e aplicá-los de modo homogêneo, a partir de uma grade de correção que detalha os parâmetros para atribuição dos pontos.


Até que ponto a subjetividade dos corretores pode influir na nota atribuída?
O preparo dos professores-avaliadores e a precisão dos critérios têm o objetivo de minimizar eventuais diferenças de julgamento. Além disso, os professores-avaliadores são cuidadosamente orientados no sentido de analisar o texto do candidato, em termos de forma e de conteúdo, considerando a pertinência dos argumentos em relação ao tema, independentemente de implicações ideológicas.


Em que casos a redação recebe nota zero?
São casos de notas zero os textos que:
  • não abordam um dos temas propostos (fuga ao tema); 

  • são inteiramente narrativos;

  • apresentam menos de 15 linhas e fraco conteúdo;

  • tenham zero ou débito no quesito “Expressão Lingüística”, estrutura comprometida e fraco conteúdo;

  • sejam cópias de textos constantes na prova;

  • sejam ilegíveis;

  • estejam escritos a lápis.

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