TESTES DE LÍNGUA PORTUGUES (CONCURSOS)


ACENTUAÇÃO

1. (TJ-SP) Indique a opção que preenche corretamente as lacunas.

1. Aquele rapaz não ________ de pensar na bela jovem que o deixou.

2. As palavras daquele autor _______ de algum livro lido.

3. Eles ficaram tão desorientados que não sabem onde ______ o objeto derrubado.

a) pára - provém - por

b) para - provém - por

c) para - provém - pôr

d) pára - provêem - por

e) pára - provêm - pôr

 

2. (ALERJ-FESP) A palavra que deve ser acentuada pela mesma razão de pássaro é:

a) cafe

b) benção

c) automovel

d) raizes

e) lampada

 

3. (PGE-RJ) Em que item a seguir as duas palavras destacadas recebem acento gráfico em razão da mesma regra ortográfica?

a) geléias / palácio                

b) café / você                    

c) três / até                  

d) xícara / segurá-la

e) já / está

 

4. (MM) Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pela mesma razão:

a) Luís, feiúra, reúne             

b) freqüente, papéis, jóquei      

c) gambá, Tietê, pára (verbo)

d) cerimônia, fizésseis, ninguém

e) pêra, enjôo, crânio

 

5. (MM) Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas por serem paroxítonas:

a) rfão, indelevel, biceps       

b) lapis, miosotis, avaro          

c) ima, album, alem

d) item, ritmo, assembleia

e) interim, rubrica, fenix

 

6. (TRE-MT) Segue a mesma acentuação de país a palavra:

a) saúde                         

b) grêmios                     

c) aliás                     

d) heróis

e) táxi

 

7. (ECT) Marque o item que completa corretamente a frase:

Aqueles que ____ do interior, ______ a cidade grande como o mundo que lhes __________ .

a) vêem - vêm - convêm       

b) vêm - vêem - convém      

c) vem - vêm - convém

d) vêem - vêem - convém

e) vêm - vem - convém

 

8. (INCA) Grécia é a palavra que leva acento gráfico pelo mesmo motivo de uma outra palavra a seguir, qual?

a) oráculo                    

c) ambíguas             

e) português

b) morrerás                     

d) intérpretes

 

9. (TRF-RJ) Quanto à acentuação gráfica, a frase correta é:

a) Queira apor o seu "ciente" na segunda via desta, que permanecerá em nossos arquivos.

b) O fim desta é informa-la de que o depósito supramencionado já foi feito, conforme as determinações do contrato que firmamos.

c) Eles vêm o que é possível ver no escuro.

d) De repente os dois guardas se detém e o suspeito, foge.

e) Os agnósticos não crêem nem descrêem.

 

10. (TRF-RJ) Dos conjuntos dos vocábulos abaixo, o único em que todas as palavras seguem a mesma regra de acentuarão gráfica a que obedecem os acentos de indivíduo e contínua é:

a) tênue, mútuos, história        

b) cárie, oblíquo, substituí       

c) pastéis, heróis, Pádua

d) Icaraí, vários, relógio

e) colégio, Cláudia, ônus

11. (CMB) Em apenas uma das opções todas as palavras devem receber acento gráfico. Assinale-a:

a) gratis - taxi - caruru      .    

b) fenomeno - reféns - juiz     

c) ima - tenis - monetário

d) inclui - poluido - bainha

e) fregueses - niquel - insonia

 

12. (TCE-RJ) Assinale a opção cujas palavras estão corretamente acentuadas:

a) cajú - cortêsmente - ilhéu

b) jabotí  - disséssemos - rítmo

c) linguístico - outrém - filézinho

d) seqüência - idólatra - amabilíssimo

e) esfôrço - abdômen - inglêses

 

13. (SRF) Assinale a frase incorreta quanto à acentuação gráfica:

a) A funcionária remeterá os formulários até o início do próximo mês.

b) Ninguém poderia prever que a catástrofe traria tamanho ônus para o país.

c) Este voo está atrasado; os senhores tem que embarcar pela ponte aérea e fazer conexão no Rio para Florianópolis.

d) O pronunciamento feito pelo diretor na assembléia revestia-se de caráter inadiável.

e) Segundo o regulamento em vigor, o órgão competente tomará as providências cabíveis.

 

14. (SRF) Assinale o trecho que apresenta erro de acentuação gráfica:

a) Inequivocamente, estudos sociológicos mostram que, para ser eficaz, o chicote, anátema da sociedade colonial, não precisava bater sobre as costas de todos os escravos.

b) As diferenças de ótica entre os dispares movimentos que reivindicam um mesmo amor à natureza se enraízam para além das firulas das discussões político-partidárias.

c) No âmago do famoso santuário, erguido sob a égide dos conquistadores, repousam enormes caixas cilíndricas de orações em forma de mantras, onde o nove! da fé se purifica.

d) O alvo da diatribe, o fenômeno da reprovação escolar, é uma tolice inaceitável, mesmo em um paradigma de educação deficitária em relação aos menos favorecidos.

e) Assustada por antigas endemias rurais, a, até então, álacre sociedade brasileira tem, enfim, consciência do horror que será pôr filhos em um mundo tão inóspito.

 

15. (ECT) Assinale a opção em que os vocábulos não obedecem à mesma regra de acentuação gráfica:

a) idéia - herói - escarcéu

b) concluído - saúde - atribuí-lo

c) amá-lo - fazê-lo - compô-lo

d) conseqüência - mágoa - homogêneo

e) cáqui - ninguém - amável

 

16. (ECT-BA) Entre as alternativas abaixo, uma apresenta erro. Assinale-a:

a) Toda letra u átona deve receber trema. Ex: flauta.

b) Não se acentuam as paroxítonas terminadas em ens. Ex: itens.

c) Acentuam-se todas as proparoxítonas. Ex: fantástico.

d) Oxítonas terminadas em e são acentuadas. Ex: café.

e) Em português, há casos de acento diferencial. Ex: pára (verbo).

 

17. (EFOA-MG) "... Só sabem contar mesmo a última do papagaio."

Considerando a acentuação dos termos destacados na citação acima, podemos deduzir que devem receber acento gráfico:

a) os monossílabos tônicos e as palavras paroxítonas.

b) as palavras oxítonas e as palavras proparoxítonas terminadas em a.

c) os monossílabos tônicos e as palavras proparoxítonas.

d) as palavras oxítonas e as palavras paroxítonas.

e) os monossílabos tônicos e as paroxítonas terminadas em a.

 

18. (UEPG-PR) Obedecendo às regras, coloque, se necessário, acento gráfico nas palavras em destaque; depois, respectivamente, marque a

alternativa correta.
O juiz inflexivel foi à ruina de Estevão, o qual não atendia aos reclamos dos orfãos.

a) não há, agudo, agudo, circunflexo, não há

b) agudo, agudo, agudo, não há, não há

c) não há, agudo, agudo, circunflexo, agudo

d) agudo, agudo, não há, não há, agudo

e) não há, agudo, não há, circunflexo, agudo

 

19. (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa em que pelo menos um vocábulo não seja acentuado:

a) voo, orfao, taxi, balaustre

b) itens, parabens, alguem, tambem

c) tatil, amago, cortex, roi

d) papeis, onix, bau, ambar

e) hifen, cipos, leem, pe

 

20. (UFMG) Marque a alternativa em que nenhuma palavra tem acento gráfico:

a) orgão, revolver, fossil, prejuizo          

b) item, polens, mister, dores, meses       

c) balaustre, garoa, vovos, colibri

d) juri, cafezinho, vezes, album

e) cadaver, tatu, hifen, interim

 

21. (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa que completa corretamente as frases:

1. Normalmente ela não ... em casa.

2. Não sabíamos onde ... os discos.

3. De algum lugar... essas idéias.

a) pára - pôr - provém                   

b) para - pôr - provêm                  

c) pára - por - provêem

d) pára - pôr - provêm

e) para - por - provém

 

 

SEMÂNTICA

1. (SRF) Assinale a alternativa em que a palavra destacada foi empregada erroneamente:

a) O Diretor-Geral retificou a Portaria 601, que fora publicada com incorreções.

b) Este assunto é confidencial; conto, portanto, com sua descrição.

c) O Superintendente da Receita Federal deferiu aquele nosso pedido.

d) Recuso-me a defender aquele réu, pois foi pego em flagrante.

e) Este fiscal vai trabalharia seção de Tributação.

 

2. (SRF) Assinale a opção que contém sinônimos das palavras destacadas nas frases:

I. "Primeiro explorei as larguezas de meu pai, ele dava-me tudo que lhe pedia, sem repreensão, sem demora, sem frieza."

II. "O sonho e o inconsciente renascem na procura de evasão do mundo real e na concepção de um mundo ideal.

a) economia / saída                      

b) generosidade / fuga                   

c) compreensão / retorno

d) solicitude / involução

e) abastança / repressão

 

3. (TRE-MT) A palavra destacada está empregada inadequadamente em:

a) Os moradores sempre o consideraram, pelas suas atitudes, um homem sério e descente.

b) Sempre foi muito místico, por isso não se cansavam de lhe chamar de ascético.

c) Comentava-se que o príncipe só poderia ascender ao trono após a maioridade.

d) Na última publicação do jornalista, a seção de esportes estava ótima.

e) Sabe apreciar uma pintura. Não há dúvida de que possui senso artístico.

 

4. (TRE-MT) A palavra nos parênteses não preenche adequadamente a lacuna do enunciado em:

a) O crime foi bárbaro. Somente após a ______ do assassino é que foi possível prendê-lo. (descrição)

b) Só seria possível ___ o acusado se conseguíssemos mais provas que o inocentassem. (descriminar)

c) As negociações só vão _________ os resultados esperados caso todos compareçam. (sortir)

d) O corpo estava ______, apenas a cabeça estava fora da água, que subia cada vez mais. (imerso)

e) Como a mercadoria estava muito pesada, o recurso foi ______ o cofre ali mesmo, na escada. (arriar)

 

5. (TRE-MT) O sentido das palavras não está corretamente indicado nos parênteses em:

a) distratar (maltratar com palavras) / destratar (rescindir pacto ou contrato)

b) deferimento (aprovação) / diferimento (adiamento)

c) comprido (extenso cm sentido longitudinal) / cumprido (realizado)

d) descente (que desce; vazante) / decente (adequado; apropriado)

e) tacha (pequeno prego de cabeça larga e chata)/taxa (tributo, imposto)

 

6. (TRT-RJ) Assinale a alternativa incorreta:

a) O governo cassou os direitos políticos daquele cidadão.

b) Houve um roubo vultuoso naquele banco.

c) Nosso advogado vai impetrar mandado de segurança.

d) Os alunos se portaram com muita discrição na visita que fizemos ao museu.

e) Uma fragrante rosa despontou.

 

7. (MPU) Assinale a sentença que apresenta emprego incorreto de palavra:

a) O corpo docente fora consultado sobre a reprovação do aluno.

b) Após aquele desagradável incidente, a amizade da turma tornou-se diferente.

c) À pequena distância, não se conseguia descriminar os sinais de trânsito.

d; Na escuridão da casa, o novo fusível não foi encontrado para que voltasse a energia.

e) Candidatos experientes surgirão no próximo pleito, mobilizando a comunidade.

 

8. (ESAF-CJF) Marque a alternativa que completa corretamente a frase:

"A violação era _____: assim, o fiscal lavrou o _____ para a aplicação das ______ cabíveis.

a)       fragrante, auto de infração, sanções

b)       flagrante, auto de infração, sanções

c)       fragrante, auto de inflação, sanções

d)       fragrante, alto de infração, sansões

e)       fragrante, auto de inflação, sanções

9. (ESAF-MPU) Assinale a opção em que não há correspondência das palavras na mesma linha:

a) flagrante - evidente                      

    fragrante - perfumado                  

b) tráfego - trânsito                        

    tráfico - comércio                          

c) diferir - ser diferente
    deferir - conceder

d) cumprimento - extensão
    comprimento - saudação

e) retificar - corrigir
    ratificar - confirmar

10. (TACRIM-SP) Assinale a alternativa que apresenta dois possíveis antônimos para a palavra força:

a) impotência - frouxidão                

b) fraqueza - energia                     

c) debilidade – energia

d) vigor - potência

e) debilidade - potência

 

11. (TRF-CJF) Assinale a alternativa que apresenta palavras antônimas:

a) inédito / original                        

b) incauto / precavido                     

c) intrépido / resoluto

d) inexorável / rigoroso

e) incisivo / categórico

 

12. (TRF-QF) Marque a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as respectivas lacunas, na frase seguinte:

"Necessitando ______ o número do cartão do PIS, _________ a data de seu nascimento".

a) ratificar, proscrevi                         

b) prescrever, discriminei                    

c) discriminar, retifiquei

d) proscrever, prescrevi

e) retificar, ratifiquei

 

13. (ALERJ/FESP) A alternativa que apresenta um par de vocábulos homônimos é:

a) descrição / discrição                      

b) fenecer / morrer                     

c) seção / sessão

d) crente / crível

e) casa / morado

 

14. (ALERJ/FESP) "Um homem deve ser intemerato."

O termo destacado acima não tem sentido alterado quando substituído por:

a) puro              

b) ilustre                

c) temido       

d) sensato

e) eminente

 

15. (ALERJ/FESP) O único par de vocábulos classificado como parônimo é:

a) coser / cozer                      

b) seção / sessão                         

c) maça / massa

d) iminente / eminente

e) consertar / concertar

 

16. (ALERJ/FESP) Tráfego e tráfico, vocábulos parecidos na forma e diferentes no sentido, pertencem a um grupo denominado:

a) paronímia          

b) sinonímia           

c) antonímia     

d) polissemia

e) homonímia

17. (BB) O sentido da palavra não cabe na frase.

a) Não discriminava as cores.

b) O pedido não sortiu efeito.

c) Observou o comprimento conveniente.

d) O corpo emergiu duas vezes.

e) Era a prescrição dos direitos.

 

18. (TJ-SP) Dentre as palavras sugeridas nos parênteses, escolha a que mais se adapte ao contexto e assinale a opção correta.

1. Aquela mulher sempre agia com muita ____ . (descrição / discrição)

2. Guardei todos os alimentos na _____ . (despensa / dispensa)

3. Achei que o juiz não ____ aquele réu. (absolveria / absorveria)

4. No último ____ descobriu-se que somos mais de cem milhões. (censo / senso)

a) discrição - despensa - absorveria - senso

b) descrição - dispensa - absolveria - censo

c) descrição - dispensa - absorveria - senso

d) discrição - despensa - absolveria - censo

e) discrição - dispensa - absolveria - censo

 

19. (FUVEST-SP) "Meditemos na regular beleza que a natureza nos oferece."

Assinale a alternativa em que o homônimo tem o mesmo significado do empregado na oração acima.

a) Não conseguia regular a marcha do carro.

b) É bom aluno, mas obteve nota regular.

c) Aquilo não era regular, deveria ser corrigido.

d) Admirava-se ali a disposição regular dos canteiros.

e) Daqui até sua casa há uma distância regular.

 

20. (UEL-PR) "A ... com que agia mascarava suas atitudes... contra os mestiços."

a) descrição, discriminatórias

b) discreção, descriminatórias

c) discrição, descriminatórias

d) descrição, descriminatórias

e) discrição, discriminatórias

 

 

 

SUBSTANTIVO

1. (TELERJ) cidad__ / artes __ / fog __ / capit __
A opção que completa corretamente o plural das palavras acima é:

a) ãos / ões / ãos / ães        d) ões / ões / ãos / ães

b) ãos / ãos / ões / ães        e) ães/ ões / ões / ãos

c) ões / ãos / ães / ões

 

2. (ALERJ/FESP) O plural de cidadão é cidadãos. A palavra que também faz o seu plural desse modo é:

a)cão                         c) anão                   e) nação

b) pão                        d) irmão

 

3. (MM) Assinale a alternativa em que todos os substantivos apresentam sua forma plural correta:

a) sempre-vivas; tico-ticos; tuneizinhos

b)terças-feiras; cachorro-quentes; florezinhas

c) altos-falantes; vaivéns; animaizinhos

d)estrelas-do-mar; auto-retratos; degraizinhos

e) joões-de-barro; grã-cruzes; pãezinhos

 

4. (MM) A alternativa em que há erro no sentido dos substantivos é:

a) o grama = unidade de medida; a grama = relva

b) o rádio = aparelho receptor; a rádio = estação transmissora

c) o guia = documento; a guia = pessoa que guia

d) o cisma = separação; a cisma = desconfiança

e) o moral = ânimo; a moral = ética

 

5. (MM) A série em que todas as palavras são femininas é:

a)foliona, deusa, ilhoa, trema, dó

b) heroína, cataplasma, edema, gengibre, orbe

c) grama, fel, coral, telefonema, derme

d) gênese, soror, omoplata, bílis, cútis

e) champanha, hélice, libido, cura, sentinela

 

6. (TRE-MT) O termo que faz o plural como cidadão é:

a) limão               c) guardião               

b)órgão               d) espertalhão                  e) balão

 

7. (ALERJ/FESP) A palavra irmão faz o plural irmãos. Dentre as palavras abaixo, aquela que segue o mesmo modelo é:

a) alemão          c) cidadão                 e) cirurgião
b) questão            d) decisão

 

8. (ALERJ/FESP) Na frase "É uma doença que ataca o sistema de defesa do organismo", observa-se o uso do artigo masculino o diante da palavra sistema. A palavra diante da qual não se pode usar o é:

a) edema       c) alfazema               e) telefonema

b) emblema   d) problema

 

9. (ESAF-CJF) Assinale a opção em que há substantivos que se referem, respectivamente,a ação e sentimento:

a) homem, passos            d) inteligência, criação

b) passado, medo             e) trabalho, tristeza

c) diferença, raízes    

                                           

10. (TRT-RJ) erro, quanto à flexão do substantivo composto, em:

a) Essa medida irá beneficiar as donas-de-casas.

b) Os surdos-mudos irão participar da olimpíada dos deficientes.

c) Todas as manhãs os beija-flores apareciam no jardim.

d) No Brasil muitos vice-presidentes assumem a presidência da República.

e) Não podemos tolerar os disse-me-disse neste assunto.

 

11. (TRT-RJ) Escolha a alternativa cujos gêneros, pela ordem, correspondem aos seguintes vocábulos:alface, grama (peso),e telefonema.

a) masculino - feminino - masculino - feminino

b) feminino - feminino - masculino - feminino

c) masculino - feminino - masculino - masculino

d) feminino - masculino - masculino - masculino

e) feminino - feminino - masculino - masculino

 

12.(ALERJ/FESP) Dos substantivos abaixo, o que se classifica, quanto ao gênero, como sobrecomum é:

a) ré                      c) ente                       e) analista

b) tatu                   d) aldeã

 

13. (TCE-RJ) A opção em que as duas palavras formam o plural da mesma maneira é:

a) substituição / nação           

b) administração / pão          

c) ficção / alemão          

d) demonstração / capitão

e) talão / cristão

 

14. (TCE-RJ) Assinale a opção em que o plural das palavras destacadas é feito da mesma forma:

a) O escrivão desacatou aquele cidadão.

b) O salário-família será pago na sexta-feira.

c) O freguês antigo tinha uma aparência simples.

d) O funcionário encarregado de vistoria era dócil e gentil.

e) Naquele mundo pagão, havia apenas um cristão.

 

15. (ALERJ-FESP) O vocábulo que pertence ao gênero masculino e:

a) sósia           c) dinamite              e) aguardente

b) libido           d) cataplasma

 

16. (ALERJ/FESP) Admitem-se até três tipos de plural para o seguinte vocábulo:

a) refrão              c) vulcão                   e) guardião

b) aldeão            d) cortesão

 

17. (ALERJ/FESP) Dos vocábulos abaixo, o único que admite mais de um plural é:

a) peixe-boi                         b) beija-flor      

c) ruge-ruge                        d) segunda-feira

e) ferro-de-abrir-lata

 

18. (ALERJ/FESP) O substantivo composto abaixo que se flexiona, quanto ao número, de forma idêntica a navio-escola é

a) vice-presidente   c) carta-bilhete 

b) banana-prata      d) vitória-régia

                                e) grão-mestre

 

19. (FJG) O plural de violão se faz da mesma forma que:

a) razão                 c) cão                      e) capitão

b) órfão                 d) capelão

 

20. (FL) Assinale a alternativa que contém a exata classificação dos substantivos pessoa,
barata, lojista, abelha:

a) sobrecomum, epiceno, comum-de-dois, heterônimo,

b) epiceno, comum-de-dois, heterônimo, sobrecomum

c) comum-de-dois, heterônimo, sobrecomum, epiceno

d) heterônimo, sobrecomum, comum-de-dois, epiceno

e) sobrecomum, heterônimo, epiceno, comum-de-dois

 

21. (UEBA) Ficou com _______ quando soube que __ caixa do banco entregara aos ladrões todo o dinheiro __ clã.

a) o moral abalado - o - do             

b) a moral abalada - o - da              

c) o moral abalado - a - da

d) a moral abalado - a - do

e) a moral abalada - a - da

 

22. (ITA-SP) Examinar a frase abaixo, dando atenção aos vocábulos destacados:

 

“A estação emissora procurava encorajar o ânimo daqueles que lutavam contra a tropa inimiga.”

 

A seqüência dos sinônimos das palavras destacadas na sentença acima é, pela ordem:

a) o rádio, a moral, a corja                

b) a rádio, a moral, a horda               

c) a rádio, o moral, a hoste

d) o rádio, o moral, a hoste

e) As alternativas acima não são corretas.

ADJETIVO

 

1. (MM) "A intemperança não é menos funesta que a preguiça."
O adjetivo destacado está no grau:

a) superlativo relativo de inferioridade

b) superlativo absoluto analítico

c) comparativo de inferioridade

d) comparativo de igualdade

e) normal

 

2. (MM) Assinale a alternativa que contém uma correlação incorreta entre o adjetivo e a locução correspondente:

a) água de chuva - pluvial

b) pele de marfim - ebúrnea

c) representante dos alunos - docente

d) agilidade de gato - felina

e) copo de prata – argênteo

 

3. (MM) O plural dos adjetivos compostos azul-escuro e azul-marinho são, respectivamente:

a) azuis-escuros, azuis-marinhos.

b)azul-escuros, azul-marinho.

c) azuis-escuro, azuis-marinhos.

d) azul-escuro, azuis-marinho.

e) azul-escuros, azul-mannhos.

 

4. (ALERJ/FESP) A frase que contém um adjetivo é:

a) A necessidade fez isto do homem.

b) Todos lutam para ter a liberdade.

c) A televisão nos mostra o mundo.

d) Ele usa um topete escandaloso.

e) Gostaria de ficar com você.

 

5. (TRT-RJ) A forma do superlativo está incorreta na frase da seguinte alternativa:

a) Comíamos tão pouco que ficamos magríssimos.

b) Todos o consideravam sapientíssimo.

c) Era um leitor compulsivo, veracíssimo.

d) Depois da publicação do romance ficou celebérrimo.

e) Após o golpe, tornou-se um ditador cruelíssimo.

 

6. (TRT-PR) "O uniforme verde-oliva era mais bonito

do que o verde-claro."
Passando a oração para o plural, temos:

a) Os uniformes verdes-olivas eram mais bonitos do que os verdes-claros.

b) Os uniformes verdes-oliva eram mais bonitos do que os verdes-claros.

c) Os uniformes verde-olivas eram mais bonitos do que os verde-claros.

d) Os uniformes verde-oliva eram mais bonitos do que os verde-claros.

e) Os uniformes verde-oliva eram mais bonitos do que os verde-claro.

 

7. (TRT-PR) "Em algumas regiões o vocabulário é mínimo..."
A forma mínimo corresponde ao:

a) superlativo absoluto sintético.

b) superlativo relativo de superioridade.

c) superlativo relativo de inferioridade.

d) superlativo absoluto analítico.

e) comparativo de inferioridade.

 

8. (ALER/FESP) O adjetivo uniforme é exemplificado pelo seguinte vocábulo:

a) celta                                  d) sandeu

b) ilhéu                                  e) tabaréu

c) brioso

 

9. (ALERJ/FESP) A alternativa que, se flexionada em número, mantém o adjetivo composto invariável é:

a) consultório médico-cirúrgico           

b) almanaque anglo-germânico           

c) instituto afro-asiático

d) menino surdo-mudo

e) saia azul-ferrete

 

10. (TJ-SP) Em qual dos itens há um superlativo relativo?

a) Foi um gesto de péssimas conseqüências.

b) Aquele professor é ótimo.

c) O dia amanheceu extremamente frio.

d) Ele fez a descoberta mais notável do século!

e) Ele foi muito infeliz naquele lance!

 

11. (FJG) "O candidato, após decisão judicial, submeteu-se, ainda, ao tribunal eclesiástico.
Na verdade, ele não queria perdão por ter usado sua língua viperina, numa situação nada cordial."

 

Substituindo-se os adjetivos em destaque pelas suas

locuções adjetivas correspondentes, teremos, respectivamente:

a) do juizado / do irmão / de fofoca / de amigo

b) do governo / do povo / de trapo / de corda

c) do juiz / da igreja / de víbora / do coração

d) da polícia / do catecismo / do mal / de acordo

e) do advogado / da comunidade / de veemência / de carinho

 

12. (TRF-RJ) Os acordos.............. dispensam interpretações de natureza ............... .

a) lusos-brasileiros - filosófico-científica     

b) lusos-brasileiro - filosófica-dentíficas     

c) luso-brasileiros - filosófico-científica

d) lusos-brasileiros - filosófica-científica

e) luso-brasileiros - filosófica-científicas

 

13. (CEFET-PR) Em que caso a palavra destacada não tem valor de adjetivo?

a) Um branco, velho, pedia esmolas.

b) Um velho, branco, pedia esmolas.

c) Era um dia cinzento,

d) O sabão usado desbotou o verde da camisa.

e) Os viajantes dormiam tranqüilos.

 

14. (UFF-RJ) Das frases abaixo, apenas uma apresenta adjetivo no comparativo de superioridade. Assinale-a.

a) A palmeira é a mais alta árvore deste lugar.

b) Guardei as melhores recordações daquele dia.

c) A Lua é menor do que a Terra.

d) Ele é o maior aluno de sua turma.

e) O mais alegre dentre os colegas era Ricardo.

 

15. (ITA-SP) O plural de terno azul-claro, terno verde-mar é, respectivamente:

a) ternos azuis-claros, ternos verdes-mares

b) ternos azuis-claros, ternos verde-mares  

c) ternos azul-claro, ternos verde-mar

d) ternos azul-claros, ternos verde-mar

e) ternos azuis-claro, ternos verde-mar

 

16. (EFOA-MG) "... onde predomina o corte de cabelo afro-oxigenado."

A concordância do adjetivo destacado acima com o substantivo a que se refere manteve correta em:

a) cabelos afros-oxigenado                

b) cabeleiras afras-oxigenadas             

c) cabelos afros-oxigenados

d) cabeleiras afra-oxigenadas

e) cabelos afro-oxigenados

 

17. (PUCCAMP-SP) O desagradável da questão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno.
Na frase acima, as palavras destacadas comportam-se, respectivamente, como:

a) substantivo, adjetivo, substantivo        

b) adjetivo, advérbio, verbo                     

c) substantivo, adjetivo, verbo

d) adjetivo, adjetivo, verbo

e) adjetivo, adjetivo, verbo

 

 

 

 

 

 

 

 

PRONOME

1. (SEE-MG) 1. Chegaram várias cartas, mas não havia nenhuma para ____. 2. Não e tarefa para ___ desenvolver este tema. 3. Este tema não é tarefa, para ___ desenvolver, por enquanto. 4. É mais fácil para ___ acreditar nessa estória do que para ele.

a) mim – eu – mim - eu             

b) mim - mim - eu - mim              

c) eu -eu - mim - mim

d) eu – eu – eu - eu

e) mim - mim - mim - mim

 

2. (TRE-RO) Observe as frases:

I. A língua portuguesa foi a que chegou até ___ através de gerações.

II.Não basta ___ querer que a grafia coincida com a pronúncia; é preciso a reforma.

III.Torna-se muito complicado para ___ acompanhar essa mudança.

IV.Para ___, unificar a grafia é impossível.

V. Deixaram alguns pontos para ___ estudar.
A opção que completa corretamente as frases é:

a) eu - eu - eu - mim - mim            

b) eu - eu - mim - eu - mim            

c) mim - eu - eu - mim - eu

d) mim - eu - mim - mim - eu

e) mim - a mim - mim - eu - mim

 

3. (TELERJ) Assinale a opção em que o emprego dos pronomes pessoais está de acordo com a norma culta da língua:

a) Entre o chefe e eu há confiança mútua.

b) Para eu, vencer na empresa é fundamental.

c) Vim falar consigo sobre o debate de amanhã.

d) Já lhe avisei do ocorrido na empresa.

e) Esta linha telefônica vai de mim a ti.

 

4. (CMB) Assinale a opção que apresenta mau uso dos pronomes:

a) A situação com a qual lidamos parece ser semelhante àquela.

b) É excelente a solução dada pela empresa, pois esta terá maiores lucros, e aquela beneficiará os empregados.

c) Quanto aos funcionários, a pesquisa lhes fornecerá dados úteis.

d) A solução depende de ele ter boas intenções e de nós termos vontade de agir.

e) As famílias cujos os chefes estão desempregados sabem bem o que é depressão.

 

5. (ALERJ/FESP) A substituição do termo destacado pelo pronome está incorreta em:

a) Viram a moça. / Viram-na.

b) Pedi a elas o material. / Pedi-lhes o material.

c) Tocou o hino completo. / Tocou-o completo.

d) Parti em pedaços o bolo. / Parti-lo em pedaços.

e) Deixou para o filho a herança. / Deixou-a para o filho.

 

6. (TRE-MT) A alternativa em que o emprego do pronome pessoal não obedece à norma culta portuguesa é:

a) Fizeram tudo para eu ir lá.             

b) Ninguém lhe ouvia as queixas.         

c) O vento traz consigo a tempestade.

d) Trouxemos um presente para si.

e) Não vá sem mim.

 

7. (TRE-MT) A substituição do termo destacado por um pronome pessoal está correta em todas as alternativas, exceto em:

a) O governo deu ênfase às questões econômicas.
   
O governo deu ênfase a elas.

b) Os ministros defenderam o plano de estabilização.

    Os ministros defenderam-no.

c) A companhia recebeu os avisos.
   
A companhia recebeu-os.

d)Ele diz as frases em tom bem baixo.
   Ele diz-las em tom bem baixo.

e) Ele se recusou a dar maiores explicações.

    Ele se recusou a dá-las.

 

8. (TRE-MT) A lacuna da frase "A situação ____ aspiro começou a se delinear" é preenchida, de acordo com a norma culta, por:

a) onde              

b) cujo                

c) a que         

d) que

e) a qual

 

9. (ALERJ/FESP) "É quase impossível enxergá-lo."

Na frase acima, foi empregado corretamente o pronome oblíquo "o". A frase que não se completa com esse pronome é:

a) Abracei-__ com entusiasmo.

b) Vi-__ ontem na esquina da rua,

c) Felicitei-__ pela aprovação.

d) A ele, devolvi-__ o documento.

e) O livro, entreguei-__ ao aluno.

 

10. (TRT-SP) Assinale a frase em que o pronome possessivo foi usado incorretamente:

a) Vossa Senhoria trouxe seu discurso e os documentos indeferidos?

b) Vossa Reverendíssima queira desculpar-me se interrompo vosso trabalho.

c) Voltando ao Vaticano, Sua Santidade falará a fiéis de várias nacionalidades.

d) Informamos que Vossa Excelência e seus auxiliares conseguiram muitas adesões.

e) Sua Excelência, o Sr. Ministro da Justiça, considerou a medida inconstitucional.

 

11. (TRT-SP) As mulheres __ olhos brilham, não são dignas de confiança.

O lugar __moro é muito arejado.

É um cidadão __ honestidade se pode confiar.

a) cujos os - que - em que

b) cujos - em que - em cuja

c) cujos - em que - cuja
d) cujos os - em que - cuja a
e) cujos - que - em cuja

 

12. (TRT-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego do pronome pessoal si:

a) Madalena queria a mãe junto de si.

b) Quando voltou a si, não se lembrava de nada.

c) Meu filho será confiante em si mesmo.

d) Ofereço esse presente para si.

e) Vivem brigando entre si.

 

13. (TRT-SP) Assinale a alternativa em que o pronome lhe tem valor possessivo:

a) Caiu-lhe nas mãos um belo romance de José de Alencar.

b) Dei-lhe indicações completamente seguras.

c) Basta-lhe uma palavra apenas,

d) Seus amigos escreveram-lhe um singelo poema.

e) Informaram-lhe o resultado da prova realizada ontem.

 

14. (MPE-SP) Assinale a alternativa em que a junção das duas orações abaixo está correta quanto ao emprego do pronome relativo e à regência do verbo:

I. "Central do Brasil" é o filme.

II. Eu me referi ao diretor do filme "Central do Brasil".

a) "Central do Brasil" é o filme a cujo diretor eu me referi.

b) "Central do Brasil" é o filme que o diretor eu me referi.

c) "Central do Brasil" é o filme sobre cujo diretor eu me referi.

d) "Central do Brasil" é o filme de cujo diretor eu me referi.

e) "Central do Brasil" é o filme de qual diretor eu me referi.

15. (MPU) "Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse
particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas ____ sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado."

a) cujo                 

b) de cujo             

c) a cujo          

d) sem cujo

e) por cujo

16. (Cesgranrio-RJ)

Para aliviar de Cristo os sentimentos.
Para aliviar-lhe os sentimentos.

O pronome lhe substitui a expressão destacada acima e apresenta valor possessivo. Indique a opção cujo pronome não apresenta esse valor.

a) Concederam o perdão ao romeiro — Concederam-lhe o perdão.

b) Ajeitaram a roupa da santa — Ajeitaram-lhe a roupa.

c) O vento acariciava o rosto do padre — O vento acariciava-lhe o rosto.

d) Não pude ver o seu rosto — Não lhe pude ver o rosto.

e) Afirmo que não puxaram o braço do religioso — Afirmo que não lhe puxaram o braço.

 

17. (VUNESP) Considere os enunciados a seguir:

I. O senhor não deixe de comparecer. Precisamos de seu apoio.

II. Você quer que te digamos toda a verdade?

III. Vossa Excelência conseguiu realizar todos os vossos intentos?

IV. Vossa Majestade não deve preocupar-se unicamente com os problemas dos seus auxiliares diretos.

Verifica-se que há falta de uniformidade no emprego das pessoas gramaticais nos enunciados:

a) II e IV                     

c) l e IV              

e) II e III

b) III e IV                    

d) l e III

 

18. (FESP-SP) Identifique a opção em que houve erro ao se substituir a expressão destacada pelo pronome oblíquo:

a) antecederam a Segunda Guerra Mundial / antecederam-lhe

b) procuraram descrever a sociedade do futuro / procuraram descrevê-la

c) iniciando a série de science fiction / iniciando-a

d) presenciava todos os atos / presenciava-os

e) caracterizam as modificações / caracterizam-nas

 

19. (FAAP-SP)

"Ouvindo-te dizer: Eu te amo,

creio, no momento, que sou amado.

No momento anterior

e no seguinte

como sabê-lo?"

O pronome o está no lugar da oração:

a) ouvindo-te         

b) dizer             

c) eu te amo    

d) que sou amado

e) como saber

20. (UFRJ) No período: "Luísa e Maria estudaram na Europa: esta em Paris, aquela em Roma", entende-se que:

a) Luísa estudou em Roma.              

d) Luísa e Maria estudaram em Roma.

b) Maria estudou em Roma.             

e) Luísa e Maria estudaram em Paris.

c) Luísa estudou em Paris.

 

21. (UFPA) Em "... os que crêem que é possível distinguir de modo absoluto o bem do mal...", a palavra grifada classifica-se, morfologicamente, como:

a) pronome pessoal oblíquo átono de 3ª pessoa do plural

b) artigo definido plural

c) artigo indefinido plural

d) pronome demonstrativo plural

e) pronome indefinido plural

 

22. (PUC-MG) O pronome átono tem valor possessivo em:

a) À criança, diga-lhe sempre a verdade.

b) Àquela hora já lhe havia entregue o dinheiro.

c) Deixe-me falar de minhas preocupações.

d) Escutou-lhe a voz e ficou aguardando a chegada do amigo.

e) Mandei-o sair antes que os estranhos chegassem.

23. (CEFET-MG) Em "Pretendo falar ____ para saber informações sobre o ____ próximo livro, pelo que muito ____ agradeço", as lacunas serão corretamente preenchidas pelos pronomes:

a) contigo - seu - te                     

b) consigo - seu - lhe                    

c) convosco - vosso - o                                                 

d) com V. Ex.ª - vosso - o

e) com V. S.ª - seu - lhe

 

24. (ITA-SP) Dadas as sentenças:

1. Ela comprou um livro para mim ler.

2. Nada há entre mim e ti.

3. Alvimar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está (estão) correta(s):

a) apenas a sentença n.° 1.               

b) apenas a sentença n.° 2.               

c) apenas a sentença n.° 3.

d) apenas as sentenças n.º 1 e 2.

e) todas as sentenças.

 

25. (FMU-SP) Observe os termos sublinhados:

"Sobre essa noite? Sobre esse vento?

Sobre essa folha que se vai?"

Do ponto de vista morfológico, trata-se de:

a) pronomes substantivos demonstrativos, designando objetos muito próximos do falante.

b) pronomes substantivos demonstrativos, designando objetos possuídos pelo falante.

c) pronomes adjetivos demonstrativos, designando termos já anteriormente mencionados.

d) pronomes adjetivos possessivos, designando objetos possuídos pelo falante.

e) pronomes substantivos indefinidos, designando objetos de posição ignorada.

 

26. (FMU-FIAM-FAAM-SP) Suponha que você deseje dirigir-se a personalidades eminentes, cujos títulos são: papa, juiz, cardeal, reitor, coronel.
Assinale a alternativa que contém a abreviatura certa da "expressão de tratamento" correspondente ao título enumerado:

a) papa = V. S.ª                            

b) juiz = V. Emª                          

c) cardeal = V. M.

d) reitor = V. Mag.ª

e) coronel = V. A.

 

27. (PUC-SP) No trecho: "O presidente não recebeu ninguém, não havia nenhuma fotografia sorridente dele, nenhuma frase imortal, nada que fosse supimpa", têm-se:

a) quatro pronomes adjetivos indefinidos.

b) dois pronomes adjetivos indefinidos e dois pronomes substantivos indefinidos.

c) um pronome substantivo indefinido e três pronomes adjetivos indefinidos.

d) quatro pronomes substantivos indefinidos.

e) um pronome adjetivo indefinido e três pronomes substantivos indefinidos.

 

28. (FUVEST-SP) Destaque a frase em que o pronome relativo está empregado corretamente:

a) É um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.

b) Feliz é o pai cujo os filhos são ajuizados.

c) Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.

d) Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei terminar meu quadro.

e) Os jovens, cujos pais conversam com eles, prometeram mudar de atitude.

 

29. (CEFET-MG) Indique a alternativa em que o emprego do pronome fere a norma culta:

a) O livro? Deram-mo para que o devolvesse à Biblioteca.

b) Para mim, resolver este exercício é fácil.

c) Não se preocupe, querida, eu vou consigo ao aeroporto.

d) Remetemos o abaixo-assinado a Sua Excelência, o governador.

e) Ela ficou-me observando enquanto eu lia a sua mão.

 

30. (FAAP-SP) Examinando a estrofe de Zé Kety, analise o tipo de pronome predominante:

"Uns com tanto
Outros tantos com algum
Mas a maioria
Sem nenhum."

a) pronome pessoal de tratamento

b) pronome do caso oblíquo

c) pronome indefinido

d) pronome demonstrativo

e) n. d. a.

 

31. (FESP-SP) Aponte a opção que completa corretamente as frases abaixo:

1. Este é o garoto _____ pai fui professor.

2. Era uma grande árvore _____ sombra descansávamos.

3. Você é a pessoa _____ recorrerei.

a) de cujo - em cuja - a quem           

b) cujo - em cuja - que                 

c) a cujo - da qual - com quem

d) cujo o - cuja - a quem

e) do qual - sobre a qual - para quem

 

32. (Mackenzie-SP) Ninguém atinge a perfeição alicerçado na busca de valores materiais, nem mesmo os que consideram tal atitude um privilégio dado pela existência.
Os pronomes assinalados no período acima classificam-se, respectivamente, como:

a) indefinido, demonstrativo, relativo, demonstrativo.

b) indefinido, pessoal do caso oblíquo, relativo, indefinido.

c) de tratamento, demonstrativo, indefinido, demonstrativo.

d) de tratamento, pessoal do caso oblíquo, indefinido, demonstrativo.

e) demonstrativo, demonstrativo, relativo, demonstrativo.

 

33. (PUC-SP) Nos versos:

"Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

Em que da voz materna ouvi: 'meu filho!'

E em que Camões chorou no exílio amargo."

A expressão em que, neles destacada, refere-se, respectivamente, a:

a) idioma, voz                         

b) idioma, idioma                     

c) rude e doloroso, Camões
d) eu, eu

e) voz, Camões

 

34. (I.I.E.S-SP) Dadas as frases:

I."... uma palavra que quando moça fazia a vida..."

II."... um tipo que engolia giletes..."

III. "... uma corja que entrava e não saía palitando os dentes."
Podemos constatar que ocorre pronome relativo em:

a) l e II apenas.

b) l e III apenas.

c) II e III apenas.

d) l, II e III.

e) nenhuma das frases destacadas.

 

35. (PUC-SP) "Os depoimentos... teve acesso comprovaram que a República não cumpriu, nesses cem anos, as promessas... foi portadora." 
a) a que - de que                      

b) aos quais - de cujas                   

c) pelo quais - às quais

d) os quais - das quais

e) que - que

 

36. (UFMG) Em todos os versos, o pronome em destaque está corretamente classificado, exceto em:                                                                  

a) "Isto aqui não é Vitória / Nem é Glória do Goitá." (indefinido)

b) "O mar de nossa conversa / precisa ser combatido." (possessivo)

c) "Seu José, mestre carpina, / que lhe pergunte permita." (pessoal)

d) "Primeiro é preciso achar / um trabalho de que viva." (relativo)

e) "Mas este setor de cá / é como a estação dos trens." (demonstrativo)

 

37. (UFSCar-SP) O que não é pronome relativo na opção:

a) "Não há mina de água que não o chame pelo nome, com arrulhos de namorada."

b) "Não há porteira de curral que não se ria para ele, com risadinha asmática de velha regateira."              

c) "— Me espere em casa,|que eu ainda vou dar uma espiada na novilhada parida da vereda."

d) "— Tenho uma corrente de prata lá em casa que anda atrás de uma trenheira destas para pendurar na ponta."

e) "Quem seria aquele sujeito que estava de pé, encostado ao balcão, todo importante no terno de casimira?"

 

38. (UFPA) Qual das alternativas abaixo está correta?

a) Sabeis Vossas Excelências das vossas responsabilidades?
b) Sabem Vossas Excelências das suas responsabilidades?

c) Sabeis Vossas Excelências das suas responsabilidades?

d) Sabeis Suas Excelências das vossas responsabilidades?

e) Sabem Suas Excelências das vossas responsabilidades?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VERBO

1. (IBGE) Assinale a única frase cuja forma verbal destacada esta incorreta:

a) Os jornais contêm informações.

b) Os cronistas retém os fatos na memória.

c) Muitos crêem que esta e uma grande invenção.

d) A imprensa mantém a sua posição no mundo atual.

e) São numerosos os que vêm em busca de notícias.

 

2. (TJ-SP) A opção em que a forma verbal está correta é:

a) Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito.

b) O superior interveio na discussão, evitando a briga.

c) Não se premiam os fracos que só obteram derrotas.

d) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.

e) Disse ser falsas aquelas assinaturas.

 

3. (MPE-SP) Passando a frase - Ele não só criou aqui o primeiro observatório astronômico das Américas, como trouxe cientistas - para o futuro do presente, os verbos destacados assumem, respectivamente, as seguintes formas:

a) criava – trazia

b) criaria – traria

c) criará – trará

d) criará – trazerá

e) criara – trouxera

 

4. (MPE-SP) Assinale a alternativa correta quanto à correlação dos tempos verbais, de acordo com a norma culta.

a) Se todos estiverem de acordo, eles deixariam a reunião para a semana seguinte.

b) Logo que você perceber o clima de tensão, não teria agido daquele maneira.

c) Seria melhor que elas examinassem os documentos com o cuidado necessário.

d) Quero que você dirige a atenção aos mais necessitados.

e) Caso me desencontrasse com ela, deixarei os livros com sua secretária.

 

5. (SRF) Na resposta de um médico a seu paciente, há erro de emprego verbal. Assinale-o.

— Doutor, eu preciso tomar remédio?

a)       Convém que você o tome.

b)       Se você tomar o remédio, sarará mais rapidamente.

c)       É preciso que você tome o remédio.

d)       Tome o remédio por mais uma semana.

e)       E bom que você toma o remédio.

 

6. (TRE-RO) Observe a frase:

Se tu ______ que os eleitores chegam para votar, ______ a porta e ______ -os entrar.

A opção que completa corretamente a frase é:

a) veres / abre / deixa

b) veres / abra / deixe

c) vires / abra / deixa

d) vires / abre / deixa

e) virdes / abri / deixai

7.(TELERJ) Assinale a única frase cujo verbo está no pretérito perfeito do modo indicativo:

a) O Serviço 0800 de Discagem Direta evoluiu.

b) Você programara o atendimento.

c) O cliente comunicar-se-á com você.

d) Ninguém compraria aquele aparelho.

e) Ele nunca me falava dela.

 

8. (TELERJ) Os clientes ligam, você atende.

A parte destacada desta frase no imperfeito do modo subjuntivo ficaria assim:

a) Quando os clientes ligarem.

b) Se os clientes ligassem.

c) Os clientes ligariam.

d) Os clientes ligaram.

e) Quando os clientes ligavam.

 

9.(PETROBRAS) Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas abaixo:

"Se você ____ o edital do concurso, leia-o com atenção, pois quando ___ a inscrição, não _____ haver rasuras nos requerimentos."

a)       vir - fizer – deverá

b)       vir - fizer – deverão

c)       vir - fazer – deverão

d)       ver - fizer – deverá

e)       ver - fazer – deverão

 

10.(CMB) Os trabalhadores _____ em busca da solução do problema, para que o governo ____ medidas especiais a fim de que todos se ______ como forças produtivas.

A opção que preenche, respectivamente, de forma correta, as lacunas é:

a) vinham - criasse – mantessem

b) viriam - criar – mantivessem

c) vêem - criasse – mantivessem

d) vêm - crie – mantenham

e) vieram - criar – mantenham

 

11.(CESPE-MPU) Seguindo as normas gramaticais da língua culta, a sugestão "Seja trabalhador e você também será venturoso", se for expressa na terceira pessoa do plural, tornar-se-á:

a) Sede trabalhadores e vós também sereis venturosos.

b) Sejam trabalhadores e vós também sejais venturosos.

c) Sê trabalhadores e vocês também serão venturosos.

d) Sejam trabalhadores e vocês também serão venturosos.

e) Sejais trabalhadores e vocês também serão venturosos.

 

12. (TRE-MT)

Os leitores de jornal não _________ os artigos muito longos.

Se eles _________ a programação, já será ótimo.

Quando ele _________ , receba-o com delicadeza.

As formas que preenchem, corretamente, as lacunas das frases acima são:

a)       lêm - obtiverem – vir

b)       lêem - obtiverem – vier

c)       leem - obterem – ver

d)       lêem - obterem - ver

e)       lem - obtiverem – vir

13.(TRE-MT) Só está correta a forma verbal destacada na frase:

a) Embora ele esteje indicado, o Senado ainda não o aprovou.

b) Ele passeiava diariamente no parque.

c) Quando eles trouxerem a permissão, poderão entrar.

d) Se mantermos as posições, o inimigo não avençará.

e) Os deputados se entretiam com esses discursos.

 

14.(ALERJ/FESP) "Pois bem, como já disse, o vírus ... "

O verbo dizer aparece corretamente conjugado na frase acima. Há erro na conjugação desse mesmo verbo na seguinte frase:

a)       Dize-me com quem andas e eu te direi quem és.

b)       Você dizer que está doente, não acredito.

c)       O médico dizia tudo o que sabia sobre a AIDS.

d)       Ele queria que eu dissesse onde você estava.

e)       É preciso que você diga a verdade.

 

15.(SRF) Assinale a alternativa que apresenta incorreção na forma verbal:

a)       Observava-se que muitos boatos provêm de algumas pessoas insensatas.

b)       Se você quiser reaver os objetos roubados, tome as providências com urgência.

c)       Prevendo novos aumentos de preços, muitos consumidores proveram suas casas.

d)       O Ministro da Fazenda previu as despesas com o funcionalismo público.

e)       No jogo de domingo, quando o juiz interviu numa cobrança de falta, foi inábil.

 

16. (TRT-ES) Nas frases abaixo, escreva (1) para as formas verbais corretas e (2) para as incorretas:

(  ) Nós vimos ontem do pantanal.

(  ) Vós rides de mim sem motivo.

(  ) Mesmo assim tu me respondestes.

(  ) Sempre requeiro os meus direitos.

(  ) Esteje pronto às vinte e duas horas.

a)       2, 2, 2, 1, 1

b)       1, 2, 1, 2, 1

c)       2, 1, 2, 1, 2

d)       1, 2, 2, 1, 2      

e)       2, 1, 1, 2, 1

 

17.(TRT-SP) Assinale a frase que expressa a afirmativa verdadeira sobre os verbos do seguinte texto:

Sabíamos ser alegres, mas não tanto que ofendêssemos os tristes; e em nossa tristeza havia suavidade, porque éramos pacientes e compreensivos. Acreditávamos nos valores do espírito; e neles fundávamos a nossa grandeza e o nosso respeito. Mesmo quando não tínhamos muito, sabíamos partilhar o que tivéssemos.

a)       Todos os verbos estão em formas nominais.

b)Todos os verbos estão em tempo do pretérito do indicativo.

c) Há verbos em tempo do pretérito e do presente do indicativo.

d) Há verbos em tempo do pretérito e do presente do subjuntivo.

e) Há verbos em formas nominais e formas flexionadas do tempo pretérito.

 

18.(TRF-RS) Considerando as formas verbais destacadas nas três frases abaixo, a opção com a correta classificação de tempos e modos é, respectivamente:

1.Toma conta da minha bagagem, enquanto eu vou até ali.

2. "Não façais aos outros o que não quereis que vos façam".

3. Os astrônomos negam que o Sol gira em torno da Terra.

a) presente do indicativo / presente do subjuntivo /     presente do subjuntivo

b) imperativo afirmativo /       imperativo negativo /                  presente do indicativo

c) imperativo afirmativo /       imperativo negativo /                  presente do subjuntivo

d) imperativo afirmativo /       presente do subjuntivo / presente do subjuntivo

e) presente do indicativo / imperativo negativo /                     presente do subjuntivo

 

19.(TRF-RJ) Das frases abaixo, a que contém erro na flexão verbal é:

a) O acidente ocorreu porque o Rui não conseguiu freiar o carro.

b) Se a comunidade nos provesse do equipamento de que necessitamos para prestar a ela mesma esse serviço, todos sairíamos ganhando.

c) Os espíritos se incendeiam toda vez que se fala em fazer justiça.

d) Se a associação se mantivesse coerente com sua própria doutrina, cresceria sua credibilidade.

e) Quem se interpuser entre o Ricardo e a Cristina não contará com o meu apoio.

 

20.(TRF-RJ) Considerando as formas verbais destacadas nas três frases abaixo, a opção com a correta classificação de tempos e modos é, respectivamente:

1. Pelo menos não descumpra suas obrigações.

2. Talvez chova no final do dia.

3. Digita este documento, por gentileza, Teresinha.

a) imperativo negativo / presente do subjuntivo /          imperativo afirmativo

b) presente do subjuntivo      / presente do subjuntivo /            imperativo afirmativo

c) imperativo negativo / presente do subjuntivo /         presente do indicativo

d) presente do subjuntivo / presente do subjuntivo /     presente do indicativo

e) imperativo negativo / presente do indicativo /           imperativo afirmativo

 

21. (TRF-RJ) Das frases abaixo, a que contém erro de flexão verbal é:

a) Aqui se hastia a bandeira diariamente.

b) Nosso esforço será no sentido de obter outras propostas orçamentárias e aprovar a que melhor convier à instituição.

c) Tais espetáculos incendeiam os espíritos e acirram os conflitos.

d) Se os municípios da região não se provessem pelo menos do indispensável, como fizeram, grandes tragédias adviriam na época da seca.

e) Esperamos sinceramente que eles vão até lá e que investiguem por eles mesmos.

 

22.(TCU-UNB) Assinale a opção em que as formas verbais entre parênteses completam corretamente as lacunas.

a) Até agora não __________ no andamento das investigações, mas considero necessário que se __________ a veracidade das informações. (intervim; averigúe)

b) Conta-se que os herdeiros se __________ quando da leitura do testamento, pois alguns deles não aceitaram que os empregados __________ beneficiados. (desaviram; fossem)

c) Se ele __________ Incensa para instalar a loja, é aconselhável que __________, pois o local é bastante perigoso. (obtiver; se precavenha)

d) Nunca __________ a tais manifestações, pois não acredito que elas __________ aos meus propósitos. (adiro; se adeqüem)

e) Ele sempre __________ contra possíveis dificuldades e __________ todas as necessidades da família. (se precaveu; proviu)

 

23. (TRT-RJ) " ... fique alerta." Se trocarmos a pessoa do verbo para a segunda do singular, mantendo-se o mesmo tempo e modo verbal, a frase teria a forma:

a)       fiquem alerta

b)       ficas alerta         

c)       fica alerta

d)       ficai alerta

e)       fiques alerta

 

24.(TRT-RJ) "Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão." A forma ativa dessa mesma frase é:

a) Qualquer cidadão pode comprovar tudo isso.

b) Tudo pode comprovar-se.

c) Qualquer cidadão se pode comprovar tudo isso.

d) Pode comprovar-se tudo isso.

e) Qualquer cidadão pode ter tudo isso comprovado.

 

25.(TJ-SP) Assinale a frase em que ha um erro de conjugação verbal:

a) Ele interviu no assunto.

b) Requeiro-lhe um atestado de idoneidade.

c) Eles foram pegos de surpresa.

d) O comerciante proveu seu armazém do necessário.

e) As crianças desavieram-se por causa do resultado do jogo.

26.(ESAF-CJF) A forma verbal sublinhada não foi classificada corretamente em:

a) Não julgues o teu próximo. (2ª pessoa do singular do imperativo negativo)

b) Finalmente permitiram que eu falasse. (1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo)

c) Ao entrardes no templo, demonstrai o vosso respeito e a vossa fé. (2ª pessoa do plural do imperativo afirmativo)

d) Se a proposta nos convier, aceitaremos discuti-la oportunamente. (3ª pessoa do singular do futuro do pretérito do indicativo)

e) Continuando assim, serás o primeiro da classe. (2ªpessoa do singular do futuro do presente do indicativo)

 

27.(TCE-RJ) Assinale a opção cuja conjugação verbal está correta:

a) É preciso dar um remédio para essa criança, a fim de que ela não tossa tanto.

b) Não acredito que essas ações valam alguma coisa, se precisarmos vendê-las.

c) Sem dúvida, tu proviste teus alunos com ensinamentos sábios e úteis.

d) Os motoristas prudentes remediam os efeitos das irresponsabilidades dos imprudentes.

e) Lamento que eles vão se queixar ao diretor contra faltas tão corriqueiras.

28.(TCE-RJ) Todos os verbos apresentam uma irregularidade no futuro do subjuntivo em:

a) pôr - ver - rir        

b) dar - saber – ouvir

c) dizer - equivaler – medir

d) fazer - dispor – vir

e) incendiar - caber – intervir

 

29.(TRT-PR) Transpondo para a voz passiva a oração: "Já tinha visto aquela pessoa antes",

temos a forma verbal:

a) fora vista 

b) tinha sido vista    

c) foi vista

d) vira-se

e) teria sido vista

 

30.(TRT-PR) Se você ___ Maria Paula, ___ a ela este caderno e _____-Ihe que me espere no ponto de ônibus.

a) vir -dê – pede

b) ver -dê – peça

c) vir -dê – peça

d) ver - dá – pede

e) ver - dá – peça

 

31.(TRF-CJF) Assinale a alternativa que apresenta um verbo incorretamente flexionado:

a) O enxoval conviria às noivas dos bairros mais pobres.

b) Não despeças os carregadores antes do desembarque.

c) Os policiais interviram nos protestos dos grevistas.

d) A noiva precaveu-se contra os prejuízos da mudança.

e) Eu expeço, primeiramente, as malas dos estudantes.

 

32.(TRF-CJF) Assinale o trecho que não contém oração na voz passiva:

a)Lamentamos que o pouco tempo disponível venha a prejudicar o processo que foi iniciado de forma tão incorreta.

b) No quarto, já tinham sido espalhados vários colchões pelo chão, para acomodar os parentes que vinham de longe.

c) A distância, viam-se pequenos pontos de luz a denunciar a presença de casas por ali.

d) Assim que começou a cursar medicina, sentiu-se atraído para a área de neurologia.

e) A lembrança de sua convivência conosco ia sendo afastada à medida que os afazeres da rotina iam nos observando.

 

33.(ALERJ/FESP) A conjugação verbal não esta de acordo com a norma culta da língua no período que tem o seguinte verbo destacado:

Eu meço pouco.

Eles acodem a todos.

Ele interviu na decisão.

Eu caibo em qualquer lugar.

Nos requeremos o documento.

 

34.(ALERJ/FESP) O período que se apresenta correto quanto a flexão do tempo verbal é:

a)       Que nos passeiemos.

b) Ele vêm de muito longe.

c) Eles vêem muita televisão.

d) Vem para cá você também.

e) Quando eu o ver, ficarei feliz.

 

35.(ALERJ/FESP) Das alternativas abaixo, a que apresenta o particípio irregular dos verbos expressar, tingir e enxugar é:

a) expressado, tinto e enxugado                            

b) expresso, tingido e enxugado                            

c) expressado, tingindo e enxuto

d) expresso, tinto e enxugado

e) expresso, tinto e enxuto

 

36.(ALERJ/FESP) A forma nominal classificada como gerúndio composto é:

a) sendo amado

b) forem amados

c) tendo sido amado

d) terem sido amados

e) tiverem sido amados

 

37.(ALERJ/FESP) "No dia seguinte, antes de me recitar nada, explicou-me o capitão que só por motivos graves abraçara a profissão marítima..."

Na frase citada, a justificativa do emprego do verbo destacado é:

a) substituir o futuro do pretérito do indicativo e do pretérito do subjuntivo, como traço estilístico de linguagem solene.

b) utilizar como recurso de repetição ou prolongação de um fato até o momento em que se fala.

c) transportar o narrador para uma época passada a fim de descrever o que então era presente.

d) Dar a fatos passados o sabor de novidade das coisas atuais em uma narração.

e) Denotar uma idéia anterior a outra já passada.

 

38.(ALERJ/FESP) O emprego do verbo precaver-se está correto no seguinte período:

a) Todos se precavêm porque o mal da AIDS está se alastrando.

b) Eu me precavenho porque a AIDS é uma realidade.

c) Se você se precavir, não ficará doente.

d) Ele não se precaveu e ficou doente.

e) Elas se precavinham sempre.

 

39.(SRF) Assinale a sentença que contém erro na forma verbal:

a) "Examinai todas as coisas e retende o que for melhor." (extraído de um marcador de páginas)

b) Detenhamo-nos nos aspectos centrais do pensamento marxista para que saibamos extrair dele o que melhor se aproveita para os dia atuais.

c) Para que elaboremos propostas inovadoras, é preciso que ponhamos nossa criatividade a serviço da geração de idéias inusitadas.

d)Mas não caiamos na tentação de julgar todos os dirigentes políticos como se fossem uns aproveitadores, que usam os cargos apenas para se locupletarem.

e) Se almejardes o saber, vades aos livros e conviveis com os sábios.

 

40.(SRF) Assinale a opção em que a conjugação do verbo haver desrespeita a norma culta:

a) Naquela situação de tensão, os garotos se houveram com muita discrição e elegância.

b) Todos eles já haviam vivido situações de tensão semelhantes anteriormente.

c) Eles sabiam que deviam haver punições para os que violassem as regras.

d) Mesmo assim, os adultos houveram por bem recomendar cautela a todos.

e) Dessa maneira, não haveria arrependimentos nem lamentos mais tarde.

 

41. (PUC-PR) Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:

___ agora pedir-lhe que interfira em favor do rapaz.

Se o diretor ___, conseguiríamos o documento hoje.

Se alguém ___ as crianças, poderemos trabalhar sossegados.

Se ______ todos, poderemos fazer o trabalho.

Se você ___ meu irmão, avise-me.

a) Viemos - intervisse - entretiver - vierem - vir

b) Vimos - intervisse - entreter - vierem - vir

c) Vimos - interviesse - entretiver - vierem - vir

d) Viemos - interviesse - entretiver - virem - ver

e) Vimos - interviesse - entretiver - virem - ver

 

42.(FUVEST-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Não ____ cerimônia,  _____, que a casa é ___________ e _______ à vontade.

a) faças - entre - tua - fique

b) faça - entre - sua - fique

c) faças - entre - sua - fica

d) faz - entra - tua - fica

e) faça - entra - tua – fique

 

43.(FMIT-MG) Em que frase a forma verbal não está flexionada corretamente?

a) Eu águo as flores que sua mãe planta.

b) Ninguém creu no que ela declarou.

c) Se pores tudo em ordem, ficarei satisfeito.

d) Foi aos gritos que ela interveio na discussão.

e) Eu môo o grão, você depois faz o pão.

 

44.(FUVEST-SP) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas:

Se _______ as conseqüências, não _______ na discussão. Entretanto não ___________ e _______.

a) previsse - teria intervindo - titubeou - interveio

b) prevesse - interviria - se conteve - interviu

c) tivesse previsto - interferiria - hesitou - interviu

d) predissesse - teria intervido - se absteve - interveio

e) previsse - se intrometeria - titubiou - interferiu

 

45.(UNIMEP-SP) Não fales! Não bebas! Não fujas! Passando para a forma afirmativa, teremos:

a) Fala! Bebe! Foge!                                  

b) Fala! Bebe! Fuja!

c) Fala! Beba! Fuja!

d) Fale! Beba! Fuja!

e) Fale! Bebe! Foge!

 

46.(FATEC-SP - adaptada) Indique a alternativa em que o verbo destacado esta empregado corretamente:

a) Você já reouve o que lhe emprestei?

b) Quando nos vermos de novo, não seremos os mesmos.

c) Viemos agora neste instante porque vimos ontem e não o encontramos.

d) Se nos intervíssemos em seu discurso, ele nos excomungaria.

e) Gastou o que tinha, mas se proveio do essencial por meses.

 

47.(PUCCAMP-SP) Assinale a alternativa em que os verbos estão correta e adequadamente empregados:

a) Para que possamos discutir tudo com calma, pretendo vir às cinco horas, a não ser que não de para sair em tempo e tenha de deixar nosso encontro para mais tarde.

b) Quero que vocês tentam novamente e progridam nesses estudos, para que cornprovamos a validade dessa teoria.

c) Se supormos que eles desistem do empreendimento na hora da decisão final, talvez devemos providenciar outros profissionais que esteiam realmente interessados.

d) Será que existem cientistas que retêm o segredo que fará com que, numa bela manhã, acordamos sem ameaças de guerra atômica?

e) Quando eles proporem o acordo que tanto aguardamos, e necessário que nos comprometemos a cumprir nossa parte.

 

48.(ENEM) A forma verbal sublinhada tem força de imperativa em:

a) Ora, direis, ouvir estrelas...

b) Ao toque do sinal, entrar em classe.

c) É preciso que eles venham comigo ao aeroporto.

d) Serão expulsos, caso assim se comportem.

e) Lembrar não me traz de volta ao passado.

 

49.(UEL-PR) A flexão da forma verbal destacada está correta na frase:

a) Os advogados interporam novo recurso.

b) Não admito que as razoes dele se sobreponhem às minhas.

c) O árbitro interviu e acabou com as provocações.

d) Se você o revir, será que o reconhecerá?

e) Teríamos reclamado, se os guardas o detessem.

 

50.(PUCCAMP-SP) "Técnicos da Funai suspeitaram de uma tentativa de contaminação dos índios e, antes que ocorresse uma epidemia, não se demoraram em questões burocráticas: anteciparam a vacinação."

Substituindo os verbos destacados por, respectivamente, supor, advir e deter, e mantendo o mesmo tempo e modo verbais, obtém-se corretamente:

a) suporam - adviesse – detiveram

b) suporam - advisse - deteram

c)supuseram - advisse - deteram

d) supuseram - adviesse - detiveram

e) supuseram - advisse – detiveram

51.(UEL-PR) "Se seguirmos Freud, admitiremos que o desejo de destruição do outro só não é posto em prática por repressão."

Os tempos verbais assinalados acima estão correlacionados: a forma escolhida para o verbo seguir limita as possibilidades de flexão de admitir. Indique a alternativa em que os respectivos verbos podem substituir as formas sublinhadas na citação acima, mantendo a correlação exigida pela norma culta.

a) seguirmos - admitíssemos

b) seguíssemos - admitiríamos

c) tivéssemos seguido - vamos admitir

d) seguíssemos - admitíssemos

e) seguiremos - admitiremos

52.(UFPI) Leia a seguinte passagem, atentando para as formas verbais; em seguida, assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmações abaixo.

Desdeixei duma roxa a que me suplicou os carinhos vantajosos. E outra, e tantas. E uma rapariga, das de luxo, que passou de viagem, e serviu aos companheiros quase todos, e era perfumada, proseava gentil sobre as sérias imoralidades, tinha beleza.

(   ) Todos os fatos são situados no passado em relação ao momento da fala.

(   ) 0 perfeito se presta à narração de fatos que acorreram antes de outro fato passado.

(   ) O perfeito e o imperfeito foram usados para marcar a diferença entre narração e descrição.

Marque a alternativa correta:

a) V, V, F

b) F, V, V                                                 

c) V, F, F

d) F, F, V

e) V, F, V

 

53.(ESPM-SP) Quanto ao uso dos verbos haver e existir, assinale a alternativa correta.

a) Mas devem haver aqueles que a enxergam com otimismo.

b) Mas deve haver aqueles que a enxergam com otimismo.

c) Mas deve existir aboieis que a enxergam com otimismo.

d) Mas devem existirem aboieis que a enxergam com otimismo.

e) Mas deve haverem aqueles que a enxergam com otimismo.

 

54.(Unifor-CE) O modelo de conjugação do verbo ___ é o verbo.

a) reaver, ver

b) requerer, querer

c) reter, prometer

d) cair, ir

e) intervir, vir

 

55.(UEL-PR) O verbo indicado entre parênteses adotará corretamente uma forma plural ao preencher a lacuna da seguinte frase:

a) Eles não ____ (haver) conseguido adiar a passagem.

b) Apenas o mais moço dos irmãos ____ (obter) o passaporte.

c) Olhe só a chuva que ____ (anunciar-se) nas nuvens!

d) Doenças, imprevistos, acidentes, _____ (aparecer) tudo ao mesmo tempo.

e) Os jornais em que ____ (sair) a notícia não merecem crédito.

 

56.(FATEC-SP) "Mais: estava certo de que a sobrinha nutria por mim verdadeira paixão, mas se ela o consultasse o seu conselho seria negativo."

Considerando a correlação dos tempos dos verbos grifados, escolha a alternativa em que a correlação se mantém, sem prejuízo de sentido:

a) está - nutre - consulta - será

b) está - teria nutrido - consultara - será

c) está - nutre - consultar - será

d) estivera - nutria - consultara - fora

e) estivera - nutre - tivesse consultado - fora

 

57.(ITA-SP) Assinale a opção cujas formas verbais preenchem corretamente as respectivas lacunas do texto.

É notável o fato de que as civilizações clássicas — gregos e romanos — não marcam a história da humanidade por contribuições práticas ou inventos que ____ o esforço humano no desempenho do trabalho. Isso não significa que não ______ exemplos de dispositivos que se ____ a essa finalidade e que ____ a essa época. Em contraposição, as contribuições dessas civilizações

no desenvolvimento da Filosofia, da ciência pura, das artes, da Política e do Direito ____ os fundamentos e os rumos de parte considerável do conhecimento humano

a) atenuassem - existissem - prestem - remontam - estabelecem

b) atenuem - existem - prestam - remontam - estabelecem

c) atenuam - existissem - prestam - remontem - estabelecem

d) atenuassem - existam - prestam - remontem - estabeleceram

e) atenuem - existam — prestem - remontem - estabeleceram

 

58.(FGV-SP) O tratamento utilizado no diálogo a seguir corresponde à segunda pessoa do plural. As marcas desse tratamento aparecem destacadas em negrito.

Vosso passado vos condena. Saí daqui antes que eu vos mate.

Esperai, que já vos mostro. Não tenteis amedrontar-me!

Se utilizarmos o tratamento correspondente à segunda pessoa do singular, obteremos, respectivamente:

a) Seu passado o condena. Saia daqui antes que eu o mate. / Espere, que já lhe mostro. Não tente amedrontar-me!...

b) Teu passado te condena. Saia daqui antes que eu te mate. / Espera, que já te mostro. Não tenta amedrontar-me!...

c) Teu passado te condena. Sai daqui antes que eu te mate. / Espera, que já te mostro. Não tentes amedrontar-me!...

d) Seu passado lhe condena. Saia daqui antes que eu o mate. / Espere, que já te mostro. Não tente amedrontar-me!...

e) Teu passado o condena. Sai daqui antes que te mate. / Espera, que já te mostro. Não tentes amedrontar-me!...

 

59.(FGV-SP) Assinale a alternativa em que não haja erro de conjugação de verbo.

a) Em pouco mais de três meses, a lesão do jogador poderá estar curada, se ele manter adequadamente o tratamento.

b) O moderador interviu assim que ficou a par dos problemas técnicos.

c) Se a Patrícia previr tempo seco para o literal, haveremos de descer a serra antes de o sol nascer.

d) Leocádia estava terrivelmente irritada. Tinha ganas de dizer a Alberto tudo o que ele merecia; mas se deteu, esperando oportunidade melhor.

e) Quando o negociador propor uma saída honrosa, será o momento de todos o aplaudirmos.

 

60.(ITA-SP) Os versos são da letra da musica Cobra, de Rita Lee e Roberto de Carvalho:

Não me cobre ser existente

Cobra de mim que sou serpente

Com relarão ao emprego do imperativo nos versos, podemos afirmar que:

a) a oposição imperativo negativo e imperativo afirmativo justifica a mudança do verbo cobre / cobra.

b) a diferença de formas (cobre / cobra) não e registrada nas gramáticas normativas, portanto há inadequação na flexão do segundo verbo (cobras).

c) a diferença de formas (cobre / cobra) deve-se ao deslocamento da 3ª para a 2ª pessoa do sujeito verbal.

d) o sujeito verbal (3ª pessoa) mantém-se o mesmo, portanto o emprego esta adequado.

e) o primeiro verbo no imperativo negativo opõe-se ao segundo verbo que se encontra no presente do indicativo.

 

61.(ACAFE-SC) Somente uma das opções está incorreta. Assinale-a:

a) leio - lês - lê - lemos - ledes - lêem

b) valho - vales - vale - valemos - valeis - valem

c) venho - vens - vem - vimos - vindes - vêm

d) vou - vais - vai - vamos - ides - vão

e) divirjo - diverges - diverge - divergimos - divergides - divergem

 

62.(UEL-PR) A forma verbal em destaque está correta na frase:

a) Não convém que requeramos isto, já passou o prazo.

b) Se os fiscais interviessem agora, seriam hostilizados.

c) Caso eles hajam com má fé, serão processados.

d) Grande velocidade foi impressa ao carro.

e) Ainda que sejem culpados, têm direito à defesa.

 

63.(FUVEST-SP) Assinale a alternativa em que uma forma verbal foi empregada incorretamente:

a) O superior interveio na discussão, evitando a briga.

b) Se a testemunha depor favoravelmente, o réu será absolvido.

c) Quando eu reouver o dinheiro, pagarei a dívida.

d) Quando você vir Campinas, ficara extasiado.

e) Ele trará o filho, se vier a São Paulo.

 

64.(CESGRANRIO-RJ) Assinale o período em que aparece uma forma verbal incorretamente empregada com relação à norma culta da língua:

a) Se o compadre trouxesse a rabeca, a gente do oficio ficaria exultante.

b) Quando verem o Leonardo, ficarão surpresos com os trajes que usava.

c) Leonardo propusera que se dançasse o minuete da corte.

d) Se o Leonardo quiser, a festa terá ares aristocráticos.

e) O Leonardo não interveio na decisão da escolha do padrinho do filho.

 

65.(EFOA-MG) Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas das frases apresentadas.

Mesmo que nos ____, não conseguiríamos que eles ____ os papéis que os chefes ____ em segredo.

a) interviéssemos, requeressem, mantêm

b) intervíssemos, requeressem, mantém

c) interviéssemos, requisessem, mantêm

d) intervíssemos, requisessem, mantém

e) interviéssemos, requeressem, mantêem

 

66.(EFOA-MG) Assinale a alternativa que contem a forma correta dos verbos medir, valer, caber e datilografar, na primeira pessoa do singular do presente do indicativo, pela ordem.

a) meço, valo, cabo, datilógrafo

b) meço, valho, caibo, datilografo

c) mido, valo, caibo, datilógrafo

d) mido, valho, caibo, datilografo

e) meço, valho, caibo, datilógrafo

 

67.(UNIFOR-CE) Transpondo para a voz passiva a frase "O capataz havia surpreendido os escravos", a forma verbal resultante será:

a) surpreenderam-se                                            

b) havia sido surpreendido                                     

c) haveriam de ser surpreendidos

d) haviam sido surpreendidos

e) foram surpreendidos

 

68.(Unifor-CE) É necessário que os professores __________ se as provas estão preparadas.

a) averigúem

b) averíguem

c) averigüem                                 

d) averígüem

e) averiguem

 

69.(USF-SP) As aves que ____ aqui beber água são tão mansas que não defesa contra a ação de predadores.

a) vêem - têm

b) vêm - tem

c) vem - tem

d) veem – tem

e) vêm - têm

 

70.(USF-SP) "Hoje não se ____ corretamente nessa situação, ________ com energia o pai.

a) aviu - interviu

b) houve - interveio

c) ouve – interviu

d) haveu – interveio

e) aveio – interviu

 

71.(Unimep-SP) "Assim eu quereria a ultima crônica: que fosse pura como este sorriso."

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais destacadas.

a) futuro do pretérito - presente do subjuntivo

b) pretérito mais-que-perfeito - pretérito imperfeito do subjuntivo

c) pretérito mais-que-perfeito - presente do subjuntivo

d) futuro do pretérito - pretérito imperfeito do subjuntivo

e) pretérito perfeito - futuro do pretérito

 

72.(Mackenzie) "— Querido, se você me ama, tire a camisa!"

Transformando-se a flexão dos verbos da frase destacada para imperfeito do subjuntivo e futuro do pretérito, tem-se a seguinte seqüência correta:

a) se você me amar / tirará a camisa                     

b) se você me amasse / tirava a camisa        

c) caso você me ame / tire a camisa

d) se você me amasse / tiraria a camisa

e) caso você me ama / tira a camisa

 

73.(UEL-PR) 0 administrador ______ de maneira rude, mas eles _____ na possibilidade de que tudo __________ em clima de tranqüilidade.

a) interveio - crêm - continui

b) interviu - crêem - continue

c) interveio - crêem – continue

d) interviu - crêm – continue

e) interveio - crêem - continui

 

74.(FUVEST-SP) _________ em ti, mas nem sempre _________  dos outros.

a) Creias, duvides

b) Crê, duvidas

c) Creias, duvidas

d) Creia, duvide

e) Crê, duvides

 

75.(FUVEST-SP) Considerando a necessidade de correlação entre tempos e modos verbais, assinale a alternativa em que ela foge as normas da língua escrita padrão:

a) A redação de um documento exige que a pessoa conheça uma fraseologia complexa e arcaizante.

b) Para alguns professores, o ensino de língua portuguesa será sempre melhor, se houver o domínio das regras de sintaxe.

c) O ensino de Português tornou-se mais dinâmico depois que textos de autores mais modernos foram introduzidos no currículo.

d) O ensino de Português já sofrera profundas modificações, quando se organizou um Simpósio Nacional para discutir o assunto.

e) Não fora a coerção exercida pelos defensores do purismo lingüístico, todos teremos liberdade de expressão.

 

 

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