2 - Tipos de Conhecimentos 

      Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos. 
      Entre todos os animais, nós, os seres humanos, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento; somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios, numa situação de mudança do conhecimento; somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem, e com ele registrar nossas próprias experiências e passar para outros seres humanos. Essa característica é o que nos permite dizer que somos diferentes dos gatos, dos cães, dos macacos e dos leões. 
      Ao criarmos este sistema de símbolos, através da evolução da espécie humana, permitimo-nos também ao pensar e, por conseqüência, a ordenação e a previsão dos fenômenos que nos cerca. 
      Existem diferentes tipos de conhecimentos: 


      2.1 - Conhecimento Empírico (ou conhecimento vulgar, ou senso-comum) 
      É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas. 

      Exemplo: 
      A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. 


      2.2 - Conhecimento Filosófico 
      É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência. 

      Exemplo: 
      "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche) 


      2.3 - Conhecimento Teológico 
      Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo. 

      Exemplo: 
      Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc.. 


      2.4 - Conhecimento Científico 
      É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: 
      - É racional e objetivo. 
      - Atém-se aos fatos. 
      - Transcende aos fatos. 
      - É analítico. 
      - Requer exatidão e clareza. 
      - É comunicável. 
      - É verificável. 
      - Depende de investigação metódica. 
      - Busca e aplica leis. 
      - É explicativo. 
      - Pode fazer predições. 
      - É aberto. 
      - É útil
 (GALLIANO, 1979, p. 24-30). 

      Exemplo: 
      Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios. 

0 comentários:

Postar um comentário