7 - Estrutura de Apresentação de um trabalho científico


ESTRUTURA DE UM TRABALHO

EstruturaElemento
Pré-textuais    - capa (*) 
    - folha de rosto 
    - folha de aprovação 
    - dedicatória (*) 
    - agradecimentos (*) 
    - epígrafe (*) 
    - resumo em língua portuguesa 
    - resumo em língua estrangeira 
    - lista de ilustrações (*) 
    - lista de tabelas (*) 
    - lista de abreviações e siglas (*) 
    - sumário
Textuais    - introdução 
    - desenvolvimento 
    - conclusão
Pós-textuais    - referências 
    - glossário (*) 
    - anexos ou apêndices (*)


(*) - Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais). O demais elementos são obrigatórios.




Modelo de estrutura de um trabalho completo: 





7.1 - Capa 

      Deve conter: 
      - Instituição onde o trabalho foi executado (opcional) 
      - Nome do autor 
      - Título (e subtítulo, se houver) do trabalho 
      - Se houver mais de um volume, a especificação do respectivo volume 
      - Cidade e ano de conclusão do trabalho 

OBSERVAÇÃO: A Associação Brasileira de Normas Técnicas não determina a disposição destes dados na folha. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição, para uniformização de seus trabalhos acadêmicos.



José Luiz de Paiva Bello 
 


 


Educação da Mulher: 
a perpetuação da injustiça 

 


 


UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA 
Rio de Janeiro - 2004
 


Modelo de uma Capa




7.2 - Folha de Rosto 

      Deve conter: 
      - As mesmas informações contidas na Capa 
      - As informações essenciais da origem do trabalho



José Luiz de Paiva Bello 
 


 


Educação da Mulher: 
a perpetuação da injustiça
 

      Monografia apresentada, como pré-requisito de conclusão do curso de Pedagogia, com habilitação em Gestão Escolar, ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Faculdade de Educação, da Universidade Veiga de Almeida, orientada pela Professora Maria da Silva.


 


 


UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA 
Rio de Janeiro - 2004
 

Modelo de uma Folha de Rosto



Exemplos de informações essenciais sobre a origem do trabalho:


     Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Metodologia Científica, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrada pelo professor João da Silva.

     Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Espírito Santo, tendo como orientadora a professora Maria da Silva.

     Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro Pedagógico, da Universidade Federal do Espírito Santo, como pré-requisito de conclusão do curso de Mestrado em Educação, tendo como orientadora a professora Isa Chiabai.





7.3 - Folha de aprovação 

      Deve conter: 
      - Nome do autor 
      - Título (e subtítulo, se houver) do trabalho 
      - Natureza 
      - Objetivos 
      - Nome da instituição 
      - Área de concentração 
      - Data da aprovação 
      - Nome, titulação, assinatura dos componentes da banca e as instituições a que fazem parte.

José Luiz de Paiva Bello 

Educação da Mulher: 
a perpetuação da injustiça
 

Objetivo: Desvelar a forma pela qual é oferecida a educação ao sexo feminino.


UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA
 
Curso de Pedagogia, 
com habilitação em Educação Infantil.

Data de aprovação: __ de _________ de 20__



Prof. José da Silva: _______________________
Mestre em Educação, UVA


Profa. Maria dos Santos: ___________________
Doutora em Educação, UVA


Prof. João Machado: ______________________
Doutor em Educação, UERJ

Modelo de uma Folha de Aprovação



7.4 - Dedicatória 

      - Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a alguém, como uma homenagem de gratidão especial. Este item é dispensável. 


7.5 - Agradecimento 

      - É a revelação de gratidão àqueles que contribuíram na elaboração do trabalho. Também é um item dispensável. 


7.6 - Epígrafe 

      - É a citação de uma frase de algum autor que expresse, de forma consistente, o conteúdo do trabalho. A localização fica a critério da estética do autor do trabalho. Deve vir acompanhada do nome do autor da frase. Podem estar localizadas também nas folhas de abertura das seções primárias. É um item dispensável. 


7.7 - Resumo em Língua Portuguesa 

      - Texto (e não tópicos) que represente um resumo conciso do trabalho. Não deve ultrapassar 500 palavras. É um item obrigatório. 


7.8 - Resumo em Língua Estrangeira 

      - Tradução, para o inglês, espanhol ou francês, do resumo em língua portuguesa. É um item obrigatório. 


7.9 - Lista de Ilustrações 

       - Apresentada na ordem em que aparece no trabalho, com o nome da ilustração e a página onde se encontra. Caso haja mais de um tipo pode ser apresentado separadamente (fotografias, gráficos, tabelas etc.). É um item opcional. 


7.10 - Lista de Abreviações e Siglas 

      - Abreviações e siglas apresentadas no texto, apresentada em ordem alfabética. É um item opcional. 

      Exemplo: 

ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância 
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas 
ANDIFES - Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. 
ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 
APM - Associação de Pais e Mestres. 


7.11 - Sumário 

      - "Enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede" (NBR 6027). 
      - O título de cada seção deve ser datilografado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. 
      - A indicação das páginas localiza-se à direita de cada seção. 


     7.11.1 - Divisão de um Sumário 

     1 - SEÇÃO PRIMÁRIA 
      1.1 - SEÇÃO SECUNDÁRIA 
           1.1.1 - Seção Terciária 
            1.1.1.1. - Seção Quaternária 
                 1.1.1.1.1 - Seção Quinária 

     2 - SEÇÃO PRIMÁRIA 
      2.1 - SEÇÃO SECUNDÁRIA 
        a) alínea ou item 
        b) alínea ou item 
        c) alínea ou item 

     3 - SEÇÃO PRIMÁRIA 
      2.1 - SEÇÃO SECUNDÁRIA 
        a) I .... Inciso 
            II ... Inciso 
        b) I .... Inciso 
            II ... Inciso 

     4 - SEÇÃO PRIMÁRIA 


7.12 - Texto 

      - É a parte onde todo o trabalho de pesquisa é apresentado e desenvolvido. 
      - O texto deve expor um raciocínio lógico, ser bem estruturado, com o uso de uma linguagem simples, clara e objetiva. 


     7.12.1 - Introdução 

      - Na introdução, o tema é apresentado e esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho. 


     7.12.2 - Desenvolvimento do Texto 

      - O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor. 
      - As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. 
      - Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. 
      - A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto. 
      - Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. 
      - Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões. 


     7.12.3 - Conclusão 

      - A conclusão é a parte onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas. 


7.13 - Anexos 

      - É todo material suplementar de sustentação ao texto (itens do questionário aplicado, roteiro de entrevista ou observação, uma lei discutida no corpo do texto etc.). 


7.14 - Referências (NBR 6023) 

      É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. Os exemplos estão expressos no Anexo 1 . 


7.15 - Glossário 

      - É a explicação dos termos técnicos, verbetes ou expressões que constem do texto. Sua colocação é opcional. 


 

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