Concordância Verbal



1. Sujeito Composto

1.1 Sujeito Anteposto


1.1.1 Regra Geral:

     Com elementos coordenados, todos de 3ª pessoa = verbo plural.

     Exemplo:

 
Telefone, passagem e luzcustarãomais caro.
Elementos coordenados de 3ª pessoaVerbo no plural 
 



1.1.2 Formado de palavras sinônimas

     Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

     Exemplo:

 
Descaso e desprezomarcou / marcaramsua administração.
Palavras sinônimasVerbo no singular ou plural 
 




1.1.3 Formado de palavras em gradação ou enumeração

     Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

     Exemplo:

 
Um mês, um ano, uma décadade ditadura nãocalou / calaramo povo.
Palavras em gradação ou enumeração Verbo concordando com o núcleo
mais próximo ou no plural
 
 



1.1.4 Formado por pessoas gramaticais diferentes.
  • { eu + tu + ele } verbo na 1ª p. p.
  • { eu + tu } verbo na 1ª p. p.
  • { eu + ele } verbo na 1ª p. p.
  • { tu + ele } verbo na 2ª ou 3ª p. p.
     Exemplos:

 
Eu, tu e elevoltaremos logoTu e elevoltareis/voltarão logo
Sujeito composto de
pessoas diferentes, com
a presença da 1ª p.
verbo na 1ª p.p.Sujeito composto de
pessoas diferentes sem
a presença da 1ª p.
verbo na 2ª ou 3ª p.p.
 



1.1.5 Seguido de "tudo", "nada", "ninguém", "nenhum", "cada um"

     Aposto Resumidor = verbo no singular.

     Exemplo:

 
Desvios, fraudes, roubos, tudoacontecianaquele país.
Núcleo resumido por "tudo"verbo no singular. 
 



1.2 Sujeito proposto


1.2.1 Regra geral

     Verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

     Exemplo:

 
Apertaram-lhea gargantaa apreensão e o pânico.
Verbo no plural Sujeito composto proposto
 


 
Apertou-lhea gargantaa apreensão e o pânico.
Verbo no singular concordando 
com o núcleo mais próximo
 Sujeito composto proposto
 



1.2.2 Quando a ação for reflexiva = verbo no plural.

     Exemplo:

 
Deram-seas mãosvirtude e formosura. (Bocage)
Verbo no plural
ação reflexiva
 Sujeito composto proposto
 




2. Sujeitos Ligados por


2.1 "Com"

a) Com (= e), atribuindo-se a ação verbal a todos os seus elementos = verbo plural;

     Exemplo:

     O diretor com os coordenadores do curso elaboraram as ementas.


b) Com (= em companhia de), realçando-se, mediante o verbo, a ação do antecedente = verbo concorda com o antecedente;

     O segmento introduzido por "com" fica, em geral, entre vírgulas.

     Exemplo:

     O diretor, com todos os professores, resolveu alterar as ementas.



2.2 "Nem" = verbo no plural (concordância usual)

     Exemplo:

     Nem Ana nem Paula são bem-vindas.



2.3 "Ou"

a) quando a ação verbal se referir a todos os elementos do sujeto = verbo no plural.

     Exemplo:

     Laranja ou mamão fazem bem à saúde.


b) numa retificação = verbo concorda com o último elemento.

     Exemplo:

     O ladrão ou os ladrões não deixaram vestígio.


c) quando a ação verbal se aplicar a um dos elementos, com exclusão dos demais = verbo no singular.

     Exemplo:

      João ou Antônio chegará em primeiro lugar.


d) quando os elementos forem sinônimos = verbo no singular.

     Exemplo:

     A Lingüística ou a Glotologia é uma ciência recente.



2.4 "Não só ..... mas também"; "Tanto ...... quanto"; "Não só ..... como"

     = verbo no plural ou concordando com o núcleo mais próximo.

     Exemplo:

     Tanto João como Antônio participarm / participou do evento.



2.5 "Como"; "assim como"; "bem como"

     = verbo no plural; o segmento introduzido por "como" fica, em geral, entre vírgulas.

     Exemplo:

     A disciplina, assim como o arrojo, fizeram dele um profissional competente.




3. Sujeito representado por



3.1 "Um e Outro"


     = verbo no singular ou plural; se houver reciprocidade, o verbo vai no plural.

     Exemplos:

     Um e outro já veio / vieram.
     Um e outro deram-se as mãos. (reciprocidade)



3.2 "Um ou outro"

     = verbo no singular.

     Exemplo:

     Um ou outro assumirá o cargo de gerente.



3.3 "Nem um, nem outro"

     = verbo no singular.

     Exemplo:

     Nem um, nem outro respondeu à questão.



3.4 "Quem"

     = verbo na 3ª pessoa do singular ou concordando com o antecedente.

     Exemplo:

 
Fuieuquemescreveu.
 antecedentepronomeverbo na 3ª p.s.
 



 
Fuieuquemescrevi.
 antecedentepronomeverbo concordando com o antecedente
 



3.5 "Que"

     = verbo concorda com o antecedente.

      Exemplo:

 
Fui
Foste
Foi
eu
tu
ele
que
que
que
escrevi.
escreveste
escreveu
 antecedentepronomeverbo concordando com o antecedente
 



3.6 Coletivo

     = verbo no singular.

     Exemplo:

     A multidão invadiu o campo depois do jogo.



3.7 "Um dos que"

     = verbo no plural (construção dominante) ou no singular.

     Exemplo:

     Ele foi um dos que mais trabalharam / trabalhou.



3.8 Artigo + Nome Próprio

     a) Artigo singular = verbo singular.
     b) Artigo plural = verbo plural.

     Exemplos:

 
O Amazonaséum grande rio.
artigo singularverbo no singular 
 


 
Os Andespercorrema América do Sul.
artigo pluralverbo no plural 
 

     Observação:

     Se forem títulos de obras, pode ocorrer o singular ou plural.


     Exemplo:

     Os Sertões glorificou ou glorificaram a literatura brasileira.



3.9 "Alguns", "quantos", "muitos", "quais" + "de nós", "de vós"

     = verbo concorda com "nós" e "vós" ou vai para a 3ª p. p.

     Exemplos:

 
Alguns de nóslemoso livro.
 verbo concordando com o pronome "nós" 
 


 
Alguns de nósleramo livro.
 verbo vai para a 3ª pessoa do plural. 
 



3.10 "Algum", "qual" + "de nós", "de vós"

     = verbo concorda com "algum" e "qual".

     Exemplo:

 
Algum de nósleuo livro.
 verbo concordando com "algum" 
 



3.11 "A maioria de", "a maior parte de", "grande número de" + "nome no plural"

     = verbo no singular ou no plural.

     Exemplo:

 
A maior partedos presentesse retirou / se retiraram.
 nome no pluralverbo no singular ou no plural
 



3.12 "Mais de", "menos de", "cerca de", "obra de" + numeral

     = verbo concordando com o numeral.

     Exemplos:

     Mais de um aluno se retirou.
     Mais de dois alunos se retiraram.


3.13 "Mais de" repetido ou indicando reciprocidade

     = verbo no plural.

     Exemplos:

     Mais de um aluno, mais de um professor estavam presentes.
     Mais de um aluno se abraçaram.




4. Com verbos


4.1 verbo + se


4.1.1 Verbo intransitivo + se (= índice de indeterminação do sujeito)

     = verbo no singular.

     Exemplo:

 
?Riu-se muito.
sujeito indeterminadoverbo intransitivo + se
(índice de indeterminação do sujeito)
 



4.1.2 Verbo transitivo indireto + se (índice de indeterminação do sujeito)

     = verbo no singular.

     Exemplo:

 
?Precisa-sede ferramentas.
sujeito indeterminadoverbo transitivo indireto + se
(índice de indeterminação do sujeito)
objeto indireto
 



4.1.3 Verbo transitivo direto +se (pronome apassivador)

     = verbo concordando com o substantivo (=sujeito).

     Observação:

     A frase pode ser transformada na voz passiva analítica.

     Exemplos:

     Cometeram-se os mesmos erros.
     (Os mesmos erros foram cometidos).




4.2 Verbos impessoais


4.2.1 Verbos que indicam fenômenos da natureza (= chover, nevar, ventar, amanhecer, etc.)

     = verbo no singular.

     Exemplo:

     Choveu muito ontem.



4.2.2 Verbo haver (= existir)

     = verbo no singular.

     Exemplo:

     Havia muitas cadeiras vazias na sala.


4.2.3 Verbos que fazem referência a tempo (haver, fazer, ir, estar, ser)

     = verbo no singular.

     Exemplos:

     Há cinco meses que não aparece
     Faz cinco meses que não aparece
     É tarde.
     Faz muito calor.
     Fará invernos rigorosos.

     Observação:

     Nas locuções verbais, os verbos impessoais acima referidos transmitem sua impessoalidade ao verbo anterior, chamado de auxiliar.

     Exemplos:

     Vai fazer cinco anos que...
     Pode haver outras alternativas.



4.3 Verbos "dar", "soar" e "bater" + horas

     = verbo concorda com as horas (=sujeito).

     Exemplos:

 
Deuuma hora.
verbo singularsujeito singular
 


 
Bateramduas horas.
verbo pluralsujeito plural
 

     Observação:

     Numa locução verbal, o verbo auxiliar concorda com as horas.

     Exemplo:

 
Iam darduas horas.
locução verbalsujeito plural
 



4.4 Verbos "existir", "acontecer", "faltar", "sobrar", etc. (empregados normalmente com sujeito posposto)

     = verbo concorda com o sujeito posposto.

     Exemplo:

 
Existem
Faltam
Sobram
razões suficientes.
razões.
razões.
verbo concorda com o sujeitosujeito posposto
 


     Observação:

     Numa locução verbal, com verbos dessa natureza, o verbo auxiliar concorda com o sujeito posposto.

     Exemplos:

     Devem existir razões.
     Podem faltar razões.
     Devem sobrar razões.



4.5 Verbo "parecer" + outro verbo

a) = "parecer" concorda com o substantivo + outro verbo no infinitivo.

     Exemplo:

     As estrelas parecem brilhar no céu.


b) = "parecer" na 3ª pessoa do singular + verbo concordando com o substantivo.

     Exemplo:

     As estrelas parece brilharem no céu.



4.6 Com o verbo "ser"

4.6.1 Sujeito (= "quem", "tudo", "isso", "isto", "aquilo") + verbo ser + substantivo predicativo plural

     = verbo no singular ou plural.


     Exemplo:

 
Tudosãosonhosdormidos ou dormentes (Cecília Meireles)
pronomeverbo plural concordando
com o predicativo
predicativo plural 
 


 
Tudoéflores no presente
pronomeverbo singular concordando
com o pronome
predicativo
 



4.6.2 Sujeito (= pessoa)

     = verbo concorda com o sujeito.

     Exemplo:

 
Titoeraas delíciasde Roma. (apud R. Lima)
sujeito (pessoa)verbo singularpredicativo 
 



6.3 Sujeito ou predicativo (= pronome pessoal)

     = verbo concorda com o pronome.

     Exemplo:

     Todo eu era olhos e coração. (Machado de Assis)



4.6.4 Sujeito e predicativo (= substantivos comuns)

     = verbo concorda com o sujeito ou com o predicativo.

     Exemplos:

     O tema da aula de hoje foram as figuras femininas da Renascença. (Cyro dos Anjos)
     O pessoal da rua Nove era uns privilegiados, como os negros das senzalas. (J. L. do Rego) 


4.6.5 "É muito", "é pouco", "é mais de", "é menos de", etc + preço, peso, quantidade

     = verbo no singular

     Exemplos:

     Duas horas é muito.
     Dois é bom, três é demais.



4.6.6 Na indicação de datas

     = existem três possibilidades de construção:

     Hoje são 14 de abril.
     Hoje é dia 14 de abril.
     Hoje é 14 de abril. (em que o verbo concorda com a idéia implícita de dia)



4.6.7 Na indicação de horas

     = verbo concorda com o predicativo (= horas).

     Exemplos:

     Que horas são?
     É uma hora.
     São duas horas.
     São três horas.



4.6.8 A locução "é que"

     = invariável.

     Exemplos:

     Eu (é que) estudo.
     Tu (é que) estudas.
     Ele (é que) estuda.



4.7 Com o verbo no infinitivo


     A sintetização relativa ao emprego do infinitivo tem dado margem a muitas controvérsias. De acordo com Lima (1972, p. 380):

 
"Até hoje não foi possível aos gramáticos formular um conjunto de regras fizxas, pelas quais se regesse o emprego de uma e outra forma [flexionada e não-flexionada]. A cada passo infringem os escritores alguns preceitos tidos por definitivos; e isso porque, ao lado das razões de ordem gramatical, e interferindo nelas, alçam-se ao primeiro plano certas condições reclamadas pela clarezaênfase e harmonia de expressão(Gramática Normativa da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1972)
 


     É por essa razão que o autor fala de "alguns conselhos para o uso do infinitivo".

     Seguindo a lição das Gramáticas, apresenta-se aqui um único caso obrigatório de emprego do infinitivo pessoal flexionado:

 
quando tem sujeito próprio, distinto do sujeito da oração principal.
 


     Exemplo:

     Vi o melhor que pude, sem me faltarem amigos. (Machado de Assis)

     De acordo com a advertência de Rocha Lima, essa regra não se aplica ao caso em que o sujeito do infinitivo é um pronome pessoal átono, em uma oração introduzida por um dos cinco verbos: "ver", "ouvir", "deixar", "fazer" e "mandar".

     Exemplos:

     Viu-os chegar.
     (Ele viu que eles chegaram.)
     Deixei-os sair.
     (Eu deixei que eles saíssem.) 

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