O Acento Indicativo de Crase


Que é Crase

     Observe o que acontece quando pronunciamos as palavras "casa amarela": o "a" final de "casa" e o "a" inicial de "amarela" contraem-se, e as duas palavras soam como uma só / casaamarela/. Essa contração denomina-se de "crase". 

     O mesmo acontece com:
  • este estudo: /estestudo/ ou /estistudo/
  • guri impossível: /gurimpossível/
  • todo ondulado: /todondulado/ ou /todundulado/


 
Crase é, pois, a contração de duas vogais idênticas.
 


     Observe agora as frases

  1. Dirijo-me a a sala.
  2. Dirijo-me a aquela sala.
  3. Aquela é a sala a a qual me dirijo.
  4. Esta sala é idêntica a a do prédio 7.

onde

  • em 1.2. e 3., o verbo "dirigir" requer a preposição "a": quem se dirige se dirige a algum lugar;
  • em 1., a palavra "sala" aceita o artigo "a": A sala é ampla;
  • em 2., a palavra "aquela" inicia com "a";
  • em 3., o pronome relativo é "a qual", "as quais", sempre acompanhado pela partícula "a".
  • em 4., o adjetivo "idêntico" requer a preposição "a": uma coisa é idêntica a outra. O segundo "a" é o pronome demonstrativo "a", equivalente a "aquela".


         Nesses casos, também ocorre a contração de duas vogais: a + a. A contração é sinalizada pelo acento grave (`). Por isso as frases devem ser reescritas assim:

    1. Dirijo-me à sala.
    2. Dirijo-me àquela sala.
    3. Aquela é a sala à qual me dirijo.
    4. Esta sala é idêntica à do prédio 7.

     Os casos de crase assinalada na escrita com acento grave são, pois, os seguintes:

  • preposição "a" + artigo feminino "a(s)": "à(s)";
  • preposição "a" + "a" do pronome demonstrativo
    "àquele(s), "àquela(s)" e "àquilo";
    "aquele(s)", "aquela(s)" e "aquilo":
  • Preposição "a" + o "a(s)" de "a qual", "as quais": "à qual", "às quais";
  • preposição "a" + "a(s)" (= pronome demonstrativo = "aquela(s)"): "às".

         Vamos analisar cada uma dessas quatro situações.




    Crase: contração da preposição "a" + artigo feminino "a(s)".

         A correta utilização do acento indicativo de crase é uma questão de análise do enunciado. Trata-se de averiguar se ocorre a preposição "a" e o artigo feminino "a(s)", antes, evidentemente, de uma palavra feminina.


    2.1 A ocorrência da preposição "a"

         Todo falante da língua reconhece, normalmente, a ocorrência (ou não) da preposição "a" nos enunciados, exigida por certos substantivos, adjetivos, advérbios e verbos.

    2.1.1 A preposição "a" exigida por substantivos e adjetivos

    Substantivos e AdjetivosPergunta que o falante pode fazerExemplo
    AtentoQuem é atento é atento a ...Atento à aula.
    ContrárioQuem é contrário é contrário a ...Contrário à guerra.
    DevoçãoQuem tem devoção tem devoção a ...Devoção à santa.
    AnteriorAlgo é anterior a ...Anterior à invenção da escrita.
    DesfavorávelQuem é desfavorável é desfavorável a ...Desfavorável à doação.
    GratoQuem é grato é grato a ...Grato à comunidade.
    IdênticoQuem é idêntico é idêntico a ...Idêntico à irmã.
    NocivoAlgo é nocivo a ...Nocivo à saúde.
    PróximoAlgo é próximo a ...Próximo à sala.
    HorrorQuem tem horror tem horror a ...Horror à guerra do Iraque.
    IndiferenteQuem é indiferente é indiferente a ...Indiferente à guerra do Iraque.
    ObedienteQuem é obediente é obediente a ...Obediente à lei.
    NecessárioAlgo é necessário a ...Necessário à escola.
    PosteriorAlgo é posterior a ...Posterior à invenção da escrita.
     



    2.1.2 A preposição "a" exigida por verbos

    VerbosPergunta que o falante pode se fazerExemplo
    Aspirar (=desejar; regência tradicional)Quem aspira aspira a ...Aspirar à meta.
    Assistir (=presenciar; regência tradicional)Quem assiste assiste a ...Assistir à cena.
    PerdoarQuem perdoa perdoa alguma coisa a alguém ...Perdoar a falta à criança.
    Obedecer (regência tradicional)Quem obedece obedece a ...Obedecer à lei.
    Visar (= ter em mente; regência tradicional)Quem visa visa a ...Visar à meta.
     

         Além de analisar a ocorrência ou não da preposição "a", deve-se observar se a palavra é feminina e se admite o artigo "a".



    2.2 Ocorrência do artigo feminino "a(s)"

         Todo falante tem competência para saber se a palavra feminina aceita ou não o artigo "a(s)". Faça seu teste, colocando ou não o artigo antes das palavras:

    1. ____ Maria Santíssima
    2. ____ Atenas
    3. ____ Curitiba
    4. ____ Roma
    5. ____ Copacabana
    6. ____ Bahia
    7. ____ Roma Imperial
    8. ____ Atenas de Péricles
    9. ____ Vossa Senhoria
    10. ____ Vossa Excelência
    11. ____ Ela

         Você constata facilmente que apenas os itens 6.7. e 8. admitem artigo: basta elaborar uma frase com os referidos itens:

    1. A Bahia é um estado próspero.
    2. A Roma Imperial foi ...
    3. A Atenas de Péricles foi ...



    2.3 Conclusão


         Como dissemos há pouco, o correto emprego do acento indicativo de crase depende da análise do enunciado: trata-se de observar

    1. se ocorre a preposição "a";
    2. se a palavra é feminina;
    3. se a palavra feminina aceita o artigo "a(s)".

         Dada, por exemplo, a frase: "Vou a Brasíla." Trata-se de analisar se

    1. ocorre a preposição. Para tanto, faça o seguinte raciocínio: quem vai vai a algum lugar, assim você observa a presença da preposição "a";
    2. a palavra é feminina;
    3. a palavra admite artigo "a'. Faça uma outra frase e comprove: "Brasília é muito linda" e não "A Brasília é muito linda". Assim você conclui que a palavra feminina não admite artigo.

           Conclusão: não ocorrem dois "ás" no enunciado, mas apenas um, que é a preposição "a". Portanto,sem acento indicativo de crase. A não-ocorrência de um dos "ás" pode ser sinalizada mediante a seguinte visualização:

           Vou a Ø Brasília

           em que o símbolo Ø indica a inexistência do artigo "a".

           Siga o mesmo raciocínio para os exemplos a seguir:

      VerboOcorre preposição?Ocorre artigo?Palavra femininaResultado
      Irei
      aaBahiaIrei à Bahia.
      Irei
      aØBelémIrei a Belém.
      Vou  Brasília 
      Vou
        Fortaleza 
      Dirijo-me
        Santa Catarina 
      Dirijo-me
        Florianópolis 
      Vou
        São Paulo 
      Vou
        Santos 
      Fui
        Itu 
      Vou
        Maceó 
      Vou
        China 
      Irei
        Alemanha 
      Irei
        Portugal 
      Irei
        Roma 
       


           Você deve ter concluído que ocorre a crase antes de "Bahia", "China" e "Alemanha"

           Se você analisar o enunciado e raciocinar, a maioria das regras torna-se dispensável; ou você mesmo pode formulá-los.

           Observe o conjunto de exemplos abaixo:

      • Cláudia ficou a ver navios. -> Cláudia ficoi a Ø ver navios.
      • Continuamos a respirar ar impuro. -> Continuamos a Ø respirar ar impuro.
      • Estamos dispostos a resolver seu problema. -> Estamos dispostos a Ø resolver seu problema.

           Como você pode constatar, não há acento indicativo de crase, porque ocorre apenas um "a", que é a preposição, uma vez que os verbos não admitem artigo, fato assinalado pelo símbolo Ø.

       
      Regra: Não ocorre acento indicativo de crase antes de verbos, pois não admitem artigo.
       


      • Refiro-me a ti -> Refiro-me a Ø ti.
      • Dirigi-me a ela -> Dirigi-me a Ø ela.
      • Apresento-o a você -> Apresento-o a Ø você.
      • Venha a nós o Vosso Reino -> Venha a Ø nós o Vosso Reino.
      • Respondo a Vossa Senhoria -> Respondo a Ø Vossa Senhoria.
      • Não me referi a esta carta -> Não me referi a Ø esta carta.
      • Direi a qualquer pessoa -> Direi a Ø qualquer pessoa.
      • Refiro-me a uma pessoa educada -> Refiro-me a Ø uma pessoa educada.

       
      Regra: Não ocorre acento indicativo de crase antes de pronomes pessoais, demontrativos, indefinidos, e expressões de tratamento, pois não admitem artigo. O "a", nos exemplos acima, é meramente preposição, exigida pelos verbos, conforme sinalização.
       


      • Não assisto a cenas de guerra -> Não assisto a Ø cenas de guerra.
      • Entregou-se a férteis cogitações -> Entregou-se a Ø férteis cogitações.
      • Não prestaram atenção a verdades preciosas -> Não prestaram atenção a Ø verdades preciosas.

       
      Regra: Não ocorre acento indicativo de crase quando o "a" estiver no singular e a palavra feminina seguinte estiver no plural: o "a" é apenas preposição, exigida pelas palavras que vêm antes, conforme sinalização.
       


           Diferente seria a situação seguinte:

      • Não assito às cenas de guerra -> Não assisto a + as cenas de guerra.
      • Entregou-se às férteis cogitações -> Entregou-se a + as férteis cogitações.
      • Não prestaram atenção às verdades preciosas -> Não prestaram atenção a + as verdades preciosas.

           em que temos a preposição "a" + o artigo "as", conforme indicação.

      • Andar a cavalo -> Andar a Ø cavalo.
      • Vir a pé -> Vir a Ø pé.
      • Vender a prazo -> Vender a Ø prazo.


       
      Regra: Não ocorre acento indicativo de crase antes de palavras masculinas, pois não admitem artigo "a". O "a" dos exemplos é meramente uma preposição.
       


           Observe:

      • Cláudia é estudiosa.
        A Cláudia é estudiosa.

      • Débora é aplicada.
        A Débora é aplicada.

      • Júlia é assídua.
        A Júlia é assídua.


           Como podemos constatar, é facultativo o uso do artigo antes de nomes próprios femininos.


           Então, podemos escrever as frases abaixo da seguinte forma:

      • Refiro-me à Cláudia.
      • Respondo à Débora.
      • Dirijo-me à Júlia.

      ou

      • Refiro-me a Cláudia.
      • Respondo a Débora.
      • Dirijo-me a Júlia.

      que têm os seguintes desdobramentos:

      Para o primeiro conjunto:
      • Refiro-me a a Cláudia.
      • Respondo a a Débora.
      • Dirijo-me a a Júlia.


      Para o segundo conjunto:
      • Refiro-me a Ø Cláudia.
      • Respondo a Ø Débora.
      • Dirijo-me a Ø Júlia.


       
      Regra: É facultativo o emprego do acento indicativo de crase antes de nomes próprios femininos, porque é facultativo o uso do artigo.
       


           Observe:

      • Minha tia é generosa.
        A minha tia é generosa.

      • Nossa prima é rica.
        A nossa prima é rica.

      • Tua mãe é bondosa
        A tua mãe é bondosa.


           Como podemos constatar, é facultativo o uso de artigo antes de pronomes possessivos no singular.

           Por isso podemos escrever assim:

      • Apresentei-o a minha tia.
        Apresentei-o à minha tia.

      • Dirigi a palavra à nossa prima.
        Dirigi a palavra a nossa prima.

      • Refiro-me à tua mãe.
        Refiro-me a tua mãe.


       
      Regra: É facultativo o emprego do acento indicativo de crase antes de pronomes possessivos no feminino singular, porque é facultativo o uso do artigo.
       


           Voltamos a insistir na importância de se analisar o enunciado, observando

      • se ocorre a preposição "a";
      • se a palavra é feminina;
      • se a palavra feminina aceita o artigo "a(s)".

           Assim, dada a frase:
      • Levei uma rosa a professora.

           Observe que

      • ocorre a preposição: quem leva leva algo a alguém;
      • "professora" é palavra feminina;
      • "professora" aceita o artigo "a"; basta fazer outra frase para observar: Aprofessora é delicada.

           Portanto, a frase acima deve ter acento:

      • Levei uma rosa à professora.



           Faça agora seu teste: analise os enunciados, raciocine e coloque acento indicativo de crase se for o caso:

      1. Fez um pedido a mãe.
      2. Emprestou um livro a colega.
      3. Entregou o trabalho a professoara.
      4. Enviou uma reclamação a companhia.
      5. Dedicou-se a literatura infantil.
      6. Estava disposto a colaborar.
      7. Refiro-me a uma pessoa educada.
      8. Refiro-me a esta carta.
      9. Refiro-me a certa pessoa.
      10. Nada revelou a elas.
      11. Mostrou-se submisso a decisões equivocadas.
      12. Mostrou-se submisso as decisões equivocadas.
      13. Nunca ia a festas, nem a reuniões.
      14. Nas próximas férias ireia a Lisboa.
      15. Todos deverão comparecer a reunião.



      3. Crase: contração da preposição "a" + o primeiro "a" de "aquele(s)", "aqulela(s)" e "aquilo".

           Dada uma frase com esses pronomes, trata-se de analisar se também ocorre a preposição "a"

           Observe:
           Refiro-me aquilo.

      • Quem se refere se refere "a": portanto, ocorre a preposição "a", que vai se contrair com o "a" de "aquilo". Logo, marcam os a contração com acento indicativo de crase:

           Refiro-me àquilo.

           Dada outra frase:

           Resolvi aquele problema.

      Observa-se que o verbo "resolver" não exige preposição: quem resolve resolve algo. Logo, não há acento na frase:

           Resolvi aquele problema. 

      Faça um teste: analise os enunciados, raciocine e colque acento indicativo de crase quando necessário.

      1. Quero agradecer aquela moça a atenção dispensada.
      2. Fale aquela professora.
      3. Refiro-me aquele senhor.
      4. Telegrafei aquela senhora.
      5. Refiro-me aquilo.
      6. Não dei importância aquilo.
      7. Foi ele quem escreveu aquela carta.
      8. Dedicava aquela família grande afeição.
      9. A rua é paralela aquela que leva a praia.



      4. Crase: contração da preposição "a" + o "a(s)" de "a qual", "as quais".


           Na frase

           A cena à qual aludiste foi desagradável.

      ocorre acento indicativo de crase, pois

      • ocorre a preposição "a", exigida, nesse tipo de estrutura, por uma palavra que vem depois, no caso aludiste: quem alude alude "a";
      • o pronome é "a qual", com a partícula "a" integrando o pronome.


           Veja melhor:

           A cena a* a** qual aludiste foi desagradável.

      * Preposição exigida por "aludiste".
      ** Pronome relativo com a partícula "a" integrando o pronome.


           Portanto, contraem-se os dois "ás", contração sinalizada pelo acento grave:
           A cena à qual aludiste foi desagradável.

           Observe mais os seguintes exemplos:

      • São normas a as quais todos devem obedecer.
        São normas às quais todos devem obedecer.

      • Esta foi a conclusão a a qual chegamos.
        Esta foi a conclusão à qual chegamos.

      • Esta é a carreira a a qual aspiro.
        Esta é a carreira à qual aspiro.

      • As sessões a as quais assisti estavam lotadas.
        As sessões às quais assisti estavam lotadas.

           Observação: 

           Só o pronome relativo "a qual" tem a partícula "a" integrando-o. Os pronomes "que" e "quem" não se fazem acompanhar por essa partícula. Atente, pois, para a grafia nas frases:

      • Esta é a peça à qual assisti.
        Esta é a peça a que assisti.

      • Esta é a empresa à qual me dedico.
        Esta é a empresa a que me dedico. 

      • Esta é a conclusão à qual cheguei.
        Esta é a conclusão a que cheguei.

      • Esta é a cena à qual aludi.
        Esta é a cena a que aludi.

      • Esta é a ordem à qual obedeço.
        Esta é a ordem a que obedeço.

      • Esta é a mulher à qual me referi.
        Esta é a mulher a quem me referi.
        Esta é a mulher a que me referi.



      5. Crase: contração da preposição "a" + o pronome demontrativo "a(s)", que equivale a "aquela(s)"


           Na frase a seguir:

           Minha sorte é ligada à do meu país.

      o "a" deve ser sinalizado com acento grave, porque é resultante da contração da preposição "a" (uma coisa é ligada "a" outra) + o pronome demonstrativo "a", equivalente a "aquela". Veja a demonstração:


           Minha sorte é ligada à do meu país.

      equivale à frase

           Minha sorte é ligada a (preposição) aquela (pronome demonstrativo) do meu país. 

      que corresponde à frase

           Minha sorte é ligada a (preposição) a (pronome demonstrativo "a") do meu país.

      em que deve ocorrer a contração dos dois "ás", sinalizada pelo acento grave.

      Siga o modelo e compare.

           Modelo:

      • As frase são semelhantes a as de antes.
      • As frases são semelhantes a aquelas de antes.
      • As frases são semelhantes às de antes.


      1. A rua é tranversal a a que vai dar no colégio.
      2. Suas lutas se comparam a as de Bolívar.
      3. Suas respostas são superiores a as dele.


      Saiba Mais


      1. De ... a
        De ... à

      2. Quando se fizer referência a dois elementos (substantivos ou numerais) ligados por "de ... a", não ocorrerá acento grave antes do segundo elemento:
        De segunda a sábado .....
        De hoje a domingo ....
        De 1 a 5 ......
        De 1ª a 4ª série .....
        No entanto, quando se define o primeiro elemento mediante o emprego de "do" / "da", o segundo inicia com "à" (ou "ao"). É uma questão de paralelismo.

        Exemplos:
        As turmas da 1ª à quarta série foram convidadas.
        Estivemos fora do ar da meia-noite às duas da manhã.
        A sala ficará aberta desta terça à sexta-feira.

      3. Substantivo feminino de uso indeterminado.

      4. Não se emprega acento indicativo de crase diante de substantivo feminino usado em sentido geral, indeterminado, porque, nesse caso, não ocorre o artigo definido "a(s)". 

        Exemplos:
        Ele tem aversão a mulher (...a mulher em geral)
        Crédito sujeito a aprovação.
        Paciente submetido a intervenção cirúrgica.
        Presidente responde a denúncia hoje.
        Denúncia pode levar o presidente a condenação.
        As frases podem ser reescritas assim:
        Ele tem aversão a (uma) mulher (qualquer).
        Crédito sujeito a (uma) aprovação (qualquer).
        Paciente submetido a (uma) intervenção cirúrgica (qualquer).
        Presidente responde a (uma) denúncia (qualquer) hoje.
        Denúncia pode levar o presidente a (uma) condenação (qualquer).
        Se, no entanto, a expressão vier determinada, ocorrerá acento indicativo de crase.

        Observe:
        Ele tem aversão a mulher.
        (Ele tem aversão a (uma) mulher (qualquer). 

        Ele tem aversão à mulher de João.
        (É uma mulher determinada, definida). 

        Tráfico em frente a escola.
        (Tráfico em frente a (uma) escola (qualquer). 

        Tráfico em frente à escola Clementina.
        (É uma escola determinada, definida).

      5. A palavra "terra"

      6. 3.1 "Terra", significando planeta, é substantivo próprio e admite artigo. Conseqüentemente, quando houver também a preposição, ocorrerá o fenômeno da crase:
        Os astronautas voltaram à Terra.


        3.2 Diante de "terra", significando "chão firme", "solo", sem especificação, não ocorre acento grave:
        Os marinheiros voltaram a terra.


        3.3 Diante de "terra", significando "chão firme", "solo", com especificação, ocorre acento;
        Irei à terra de meus pais.


      7. Expressões adverbiais

      8. 4.1 Masculinas. Não se emprega acento grave com expressões adverbiais masculinas.

        Exemplos:
        Matou a sangue-frio.
        Navio a vapor.
        Ando a pé.
        Ando a cavalo.
        Carro a gás.
        Escrever a lápis.
        Vendas a prazo.

        4.2 Femininas. É de tradição acentuar-se a "a" nas locuções femininas. 

        Exemplos:
        Bater à máquina.
        Escrever à mão.
        Trancar à chave.
        Colocar à venda.
        Venda à vista.
        Cortar à espada.
        Justifica-se o acento indicativo da crase por motivo de clareza. Compare:
        Cortei a espada (A espada foi cortada).
        Cortei à espada (Cortei com a espada).

        Pagou a prestação (A prestação foi paga).
        Pagou à prestação (Pagou em prestação).

      9. A palavra "distância"

      10. Se a palavra "distância" estiver determinada, especificada, o "a" deve ser acentuado. Observe:

        A cidade fica à distância de 70 km daqui (determinada).
        A cidade fica a grande distância daqui (não-determinada).
        A rigor, não se usa acento grave nestas locuções adverbiais:
        Estudar a distância.
        Ensino a distância.
        Escrever a distância.
        Curar a distância.
        Fotografar a distância.
        Por motivo de clareza, no entanto, pode-se usar acento. Por isso;
        Estudar à distância.
        Ensino à distância.

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