ELEMENTOS DE UM TEXTO DISSERTATIVO

 

É preciso estar atento e notar que o texto argumentativo caracteriza-se pela presença de um argumentador, que diante de um tema polêmico, apresenta uma tese, apoiada em argumentos a fim de convencer um público-alvo. Esquematizando teremos:

 

A eficácia de um texto argumentativo está parcialmente ligada à figura do argumentador. Nesse aspecto o texto dissertativo mostra-se bem diferente do narrativo e do descritivo, em que o narrador e o observador têm menor destaque.

 

1. O argumentador é a pessoa (individual, representativa de classe ou de uma empresa) responsável pelos argumentos apresentados no texto e só tem direito à fala em quatro situações: quando possui credibilidade, quando tem autoridade, quando está no exercício de um direito ou no exercício de um dever.

 

2. Um tema argumentativo supõe sempre uma discussão, ou seja, a possibilidade de mais de uma posição sobre o mesmo ponto de debate e, por isso mesmo, a existência de alguém a convencer.

 

3. A tese representa uma tomada de posição diante do tema e pode ser apresentada de acordo com uma posição já tomada ou em oposição a ela.

 

4. Os argumentos em que se apóia a tese podem ser fruto da experiência pessoal do argumentador, testemunhos de autoridade, evidências ou julgamentos (inferências deduzidas dos fatos). Em outras palavras, nossos argumentos são sustentados por dados, exemplos, experiências pessoais ou conhecimentos alheios a que atribuímos valor indiscutível.

 

5. O público alvo ou destino da mensagem argumentativa é fruto de uma suposição do argumentador, que estrutura sua mensagem e seus argumentos em função dessa suposição – a de que há uma possibilidade de alguém ser convencido de algo.

0 comentários:

Postar um comentário