FORMAÇÃOD E UM PARÁGRAFO

 

A maior parte dos textos apresenta-se dividida em parágrafos - estruturas superiores à frase, em que se desenvolve uma única idéia núcleo. Formalmente ele é um bloco de texto cuja primeira linha inicia em margem especial, maior que a margem normal do texto. Em relação ao conteúdo, essa divisão serve para indicar ao leitor que em cada bloco haverá uma parte do texto.

A estrutura do parágrafo é bastante semelhante à de um texto: há uma idéia central (tópico frasal), desenvolvimento e, não obrigatoriamente, uma conclusão. Podemos afirmar, dessa forma, que um parágrafo é um mini-texto. Observe o esquema de

 

MORENO, 1996:

ESTRUTURA DE UM PARÁGRAFO

 

1. Tópico Frasal (1ª frase)

 

O tópico frasal é a idéia em torno do qual todo o parágrafo será estruturado. Ele representa uma síntese ou uma generalização que será desenvolvida nas frases seguintes. Normalmente essa idéia central costuma iniciar o parágrafo, funcionando como uma estratégia facilitadora na elaboração e dando harmonia e unidade aos parágrafos / podem estar ao final também.

É preciso ressaltar que os tópicos têm de ser fortes, isto é, têm de ser dinâmico, criando expectativas no leitor. Além disso, têm de sugerir debates provas e explicações, que serão desenvolvidas (ao logo do parágrafo) e concluídas. Veja os exemplos:

TIPOS DE TÓPICO FRASAL

Alusão histórica

Declaração inicial

Definição

Divisão

Interrogação

2. Desenvolvimento

 

FORMAS POSSÍVEIS

Por definição – ocorre quando você precisa explicar ao seu leitor o significado dos conceitos empregados no seu texto.

• Por exemplos – têm a propriedade de tornar clara e concreta a idéia que se quer expressar

• Por comparação ou contraste – ocorre quando se procura semelhanças ou se estabelece diferenças. É indispensável que as duas idéias tenham uma base comum.

• Por causa e efeito – apresenta as causas que ocasionaram determinada situação, ou que levaram a que uma determinada afirmação fosse feita (expressa no tópico frasal).

3. Conclusão (última frase):

 

FORMA POSSÍVEL

. Conclui-se o raciocínio do referido ponto de vista.

 

0 comentários:

Postar um comentário