NORMAS PARA ELABORAR PROJETO DE PESQUISA

By Ilázaro Figueiredo Nazario- English Specialization Course - CAMEAM/UERN/2005

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA


FASES DO PROJETO DE PESQUISA:

1-      PRÉ-PROJETO (planejamento da pesquisa):

a-      Escolha do tema

b-     Revisão da literatura

c-      Problematização

d-     Seleção / delimitação do tema

e-      Geração de hipóteses

2-      PROJETO DE PESQUISA:

a-      Coleta de dados

b-     Redação de textos

c-      Apresentação gráfica

 

1- PRÉ-PROJETO:

Considerações iniciais sobre hipótese – ferramenta básica para a definição de uma pesquisa:

a- A partir de um tema busca-se gerar uma ou mais hipóteses;

b- As hipóteses dão forma a necessidade de pesquisar e investigar;

c- O tema apenas anuncia a presença de uma necessidade humana;

d- Como atividade intelectual inicia-se pela percepção e problematização de uma necessidade;

e- Sem hipótese não há pesquisa;

f- A hipótese é a solução possível para um problema;

g- Com base em conhecimentos prévios, o pesquisador prevê possíveis verdade (hipóteses) a respeito de um tema;

h- A hipótese é uma tentativa, a priori, de explicação, uma afirmação provisória de verdade, uma opinião inicial;

i- Pesquisar consiste em procurar evidencias que comprovem a verdade anunciada na hipótese;

j- Necessita da delimitação da diretriz (prioridade) e da finalidade do foco de pesquisa para que não siga ao acaso.

Divisão do Pré-projeto:

a-      Escolha do tema;

b-     Revisão da literatura;

c-      Problematização;

d-     Seleção / delimitação do tema

e-      Geração de hipóteses

 

A - ESCOLHA DO TEMA - CRITÉRIOS PARA ESCOLHER UM TEMA PARA PESQUISA:

a-      Gosto pessoal = deve gerar empatia, entusiasmo e perseverança por parte do pesquisador;

b-     Preparo teórico = deve garantir o inicio bem sucedido do processo de busca de dados por parte do pesquisador;

c-      Tempo disponível: = deve se adequar a continuidade e viabilidade do processo nas suas diferentes fases.

Importância ou utilidade do tema: Um tema deve representar importância para pelo menos um destes três beneficiários:

a-      A sociedade = deve responder a uma necessidade social concreta;

b-     A ciência = deve esclarecer / resolver um problema detectado no curso de um estudo científico;

c-      A academia = deve contribuir para o ensino / aprendizagem diante de uma deficiência, necessidade ou problema humano;

Existência de fontes: (condição essencial)

Existem três tipos básicos de fontes:

a-      Fontes bibliográficas a respeito do tema;

b-     Um campo de observação relacionado ao tema

c-      Um laboratório onde se possa analisar os dados

Características de um tema ideal: O tema ideal preenche os seguintes requisitos:

a-      Atende ao gosto do pesquisador;

b-     Atende a aptidão do pesquisador;

c-      Atende ao tempo necessário a execução da pesquisa (viabilidade);

d-     É relevante (para a sociedade, para a ciência e para a academia);

e-      Atende aos requisitos de orientação do orientador.

 

B - REVISÃO DA LITERATURA:

Atende aos seguistes objetivos a serem realizados pelo pesquisador:

a- Procurar material escrito que tratem do assunto;

b- Buscar conhecer o sentido das palavras-chaves, definições, situações históricas, classificações e generalizações em dicionários, manuais didáticos, enciclopédias etc;

c- Procurar e anotar indicações bibliográficas sobre o tema em artigos, livros, revistas, etc);

d- Fazer releitura exploratória que aumentem a extensão e a profundidade dos conteúdos conhecidos;

e- Este contato inicial ajudará a destingir o essencial dos secundário e facilitará a delimitação do conteúdo e do tema a investigar;

f- Iniciar uma leitura sistematizada anotando curiosidades, conceitos novos, marcando definições, nomes, datas, etc. e tudo que parece importante ou merecedor de aprofundamento posterior.

 

C - PROBLEMATIZAÇÃO:

Para responder a necessidade estabelecida como prioridade na pesquisa serão necessários:

a-      Dados;

b-     Informações;

c-      Tratamento teórico-científico e racional.

Problematização significa:

a-      Transformação da necessidade humana em problema.

Como tratar o problema (objetivo geral) para viabilizar sua solução:

a-      Dividindo-o em partes menores (objetivos específicos)

O questionário é um instrumento de problematização e baseia-se em:

a- Curiosidade pessoal do pesquisador;

b- Nos dados que se tem;

c- Reforçado pelas leituras realizadas;

d- Cria-se perguntas e respostas a respeito do assunto;

e- O número de questões varia de acordo com o domínio já existente do assunto.

 

D - SELEÇÃO / DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO:

a- As pesquisas devem considerar a extensão (aspecto horizontal) e a profundidade (aspecto vertical) de um assunto;

b- Deve-se escolher um pedaço do problema para estudá-lo em profundidade para não cometer a inocente ação de abranger demais a pesquisa e não conseguir nenhuma conclusão objetiva.

 

E - GERAÇÃO DE HIPÓTESE (S):

Conceitos de hipóteses e seu surgimento numa pesquisa científica:

a-      É uma verdade provisória;

b-     Uma afirmação sobre algo desconhecido;

c-      Surge das questões levantadas a respeito do tema;

d-     É gerada do conteúdo da pergunta com o conteúdo da resposta;

e-      É uma frase afirmativa de conteúdo positivo, negativo ou duvidoso.

f-        

F - SÍNTESE DA COMPOSIÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO:

Na busca da validade de uma hipótese o pré-projeto compõe-se de:

a-      Tema;

b-     Revisão da literatura;

c-      Problematização;

d-     Seleção / delimitação;

e-      Hipóteses.

 

2- PROJETO:

A montagem do projeto segue os seguintes passos:

a- Parte da hipótese no pré-projeto;

b- Continua pela montagem de cinco itens.

Traça o caminho intelectual inicial e compõe-se inicialmente de duas tarefas básicas:

a-      Coleta de dados;

b-     Redação final.

Pode ser ajustado de acordo com as necessidades e disponibilidades constantes no decorrer do processo. Baseia-se em cinco itens fundamentais:

a-      Tema específico;

b-     Objetivo geral;

c-      Objetivos específicos;

d-     Procedimentos;

e-      Recursos.

Para facilitar o trabalho do avaliador é importante que o projeto incorpore mais cinco itens:

a-      Área de pesquisa;

b-     Tema geral;

c-      Justificativa;

d-     Fontes;

e-      Cronograma

Vamos apreciar as implicações de cada um dos cinco itens fundamentais:

 

A - TEMA ESPECÍFICO (criado a partir da hipótese):

a- O tema especifico será o título do futuro texto escrito e indicará o conteúdo a ser desenvolvido;

b- Transforma-se a hipótese (uma afirmação) em um tema (o anuncio do texto).

Exemplo:

Assunto: A cura pelas plantas

Hipótese: O limão é eficaz no combate ao resfriado

 

B - OBJETIVO GERAL (a espinha dorsal de um projeto de pesquisa):

a- Expressa claramente o que se pretende conseguir como resultado intelectual ao final da investigação;

b- O enunciado inicia-se por um verbo no infinitivo que indica ação intelectual;

c- Os verbos que indicam ação intelectual estão associados aos seguintes estágios cognitivos:

- Conhecimento;

- Compreensão;

- Aplicação;

- Analise;

- Síntese;

- Avaliação.

a- Verbos que expressam estágio de conhecimento: Apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar.

b- Verbos que indicam estágio de conhecimento: Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar.

c- verbos que indicam estágio de aplicação: Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, , operar, organizar, praticar, selecionar, traçar.

d- Verbos que indicam estágios de análise: analisar, comparar, criticar debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar.

e- Verbos que indicam estágio de síntese: compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar.

f- Verbos que indicam estágio de avaliação: argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

Como montar o objetivo geral:

a-      Coloca-se o verbo antes da hipótese.

Exemplo: Hipótese = O limão é eficaz no controle ao resfriado

                Objetivo geral = Investigar se o limão é eficaz no combate ao resfriado

 

C - OBJETIVOS ESPECÍFICOS (dividi-se o problema, objetivo geral, em partes menores):

a- Já que o objetivo geral ainda é muito amplo para ser tratado diretamente se faz a divisão em partes para que se possa alcançá-lo;

a- Cada objetivo especifico representa uma parte distinta (um capitulo, um seguimento) referente ao objetivo geral;

b- Através dos objetivos específicos se pretende alcançar o objetivo geral;

c- Os objetivos específicos indicam as partes do conteúdo do futuro texto:

A montagem dos objetivos específicos divide-se em quatro momentos:

a- Levantamento dos componentes importantes do problema (ou objetivo geral):

- Procura-se divisões possíveis;

- Procura-se aspectos que devem ser considerados componentes relevantes do objetivo geral.

Transformação de cada um dos aspectos escolhidos em objetivos, colocando um verbo de ação antes do aspecto (componente do problema).

Exemplo:

Tema geral (área): A cura pelas plantas

Tema especifico (título): O limão é eficaz no combate ao resfriado

Objetivo geral: Investigar se o limão é eficaz no combate ao resfriado

Componentes do objetivo geral:

a-      Os componentes químicos do limão;

b-     As reações dos componentes químicos do limão;

c-      O vírus do resfriado

Transformação em objetivos específicos: coloca-se um verbo de ação antes de cada componente:

a-      Identificar os componentes químicos do limão;

b-      Analisar as reações do vírus do resfriado aos componentes químicos do limão;

c-      Analisar o vírus do resfriado

Verificação da composição dos objetivos específicos (componentes do problema):

a-      Os objetivos específicos devem ser suficientes para preencher o objetivo geral;

b-     Não devem extrapolar o objetivo geral;

c-      Dede cumprir a tarefa intelectual apontada pelo objetivo geral;

Discussão quanto a melhor seqüência lógica:

a-      Procura-se ordenar, numa seqüência lógica, os objetivos específicos de forma a estabelecer uma conecção evolutiva do assunto.

 

D - PROCEDIMENTOS (ou metodologia):

a- São as atividades práticas para a aquisição dos dados que resultarão  em cada parte do trabalho final;

b- É elaborado a partir de uma questão central: que atividades concretas devem ser desenvolvidas para obter as informações necessárias para o desenvolvimento de cada objetivo especifico?;

c- Cada procedimento pressupõe um tipo especifico de coleta de dados, tais sejam: pesquisa bibliográfica, experimento, levantamento, estudo de caso e documental;

d- Cada procedimento é realizado em função de cada um dos objetivos específicos ou seja adota-se uma coleta de dados para cada problema levantado nos objetivos específicos;

 

E – RECURSOS (ou materiais):

a- Listagem quantitativa de tudo o que se pretende utilizar no desenvolvimento dos procedimentos;

b- Cada recurso deve ser indicado por ordem alfabética correspondente a cada procedimento;

c- A ordem de organização agora apresenta-se: objetivo geral, + objetivos específicos + procedimentos + recursos, sendo:

 

 

ASPECTOS DO PROJETO DE PESQUISA DIRECIONADOS AO LEITOR AVALIADOR

Os seguintes tópicos do projeto de pesquisa são elaborados visando uma melhor contextualização:

a-      Área de pesquisa

b-     Tema geral

c-      Justificativa

d-     Fontes

e-      Cronograma

 

A - ÁREA DE PESQUISA:

a- Define a área do saber, a ciência de onde serão extraídos os dados e sob cujo ponto de vista se desenvolverão os raciocínios e conclusões da investigação que se pretende;

b- A área é definida pelo objetivo geral do projeto;

c- Qualquer assunto pode ser tratado por qualquer ciência.

 

B - TEMA GERAL:

a- É o tema geral (assunto) do qual se extrai o tema especifico (título);

 

C - JUSTIFICATIVA:

a- Oferece a razão para que algo aconteça ou tenha acontecido;

b- Apresenta-se motivos que justifiquem o desenvolvimento da pesquisa a respeito do tema especifico.

Composição do conteúdo da justificativa:

a-      A importância ou relevância do tema;

b-     A abrangência do assunto e o foco a ser investigado;

c-      Relato do interesse da comunidade humana, especialmente no presente em relação ao problema;

Uma pesquisa pode beneficiar:

a-      A sociedade em geral;

b-     Um grupo social em particular;

c-      Pode beneficiar uma ciência;

d-     Pode beneficiar o processo acadêmico.

Meta central de uma pesquisa:

a-      Resolver ou encaminhar a solução para uma necessidade existente.

Eventos que podem ser abordados numa justificativa:

a-      Publicações (livros, revistas, jornais etc, que tratam do assunto);

b-     Programas sociais desenvolvidos na área;

c-      Congressos, simpósios, seminários que tratam do assunto.

Objetivo essencial da justificativa:

a-      Fazer com que o leitor adquira convicção semelhante a do pesquisador;

b-     Fazer com que o leitor compreenda que o tema é relevante, abrangente e merecedor de uma investigação científica.

 

D - FONTES:

a- Trata da origem das informações obtidas  que pode ser bibliográfica ou humana, relacionadas a área de interesse da pesquisa;

As fontes bibliográficas compõem-se de três corpos:

- O autor;

- O título da obra;

- A imprensa (dados relativos à edição do livro).

As fontes humanas também se compõem de três corpos:

- Nome (sobrenome em caixa alta, podendo o pré-nome ser abreviado);

- Formação (grau acadêmico mais elevado);

- Atividade (atividade mais importante já exercida)

 

E - CRONOGRAMA:

a- Relaciona as atividades com o tempo disponível para a execução da pesquisa;

b- As atividades são planejadas em função do tempo disponível previsto;

c- As atividades correspondem as fases  sugeridas para a pesquisa;

d- Dispensa atividades já realizadas (a esta altura o pré-projeto, por exemplo, já foi feito);

e- Planeja-se as atividades desenvolvidas a partir do projeto (coleta de dados, digitação e apresentação gráfica);

f- O cronograma, portanto, apresenta os seguintes componentes: coletada de dados, redação, apresentação gráfica, entrega.

g- A entrega é o prazo de conclusão final do trabalho.

 

 

F - SÍNTESE DE UM PROJETO DE PESQUISA:

No pré-projeto

1- Escolha do tema

2- Revisão da literatura

3- Problematização

4- Seleção / delimitação do tema

5- Geração de hipóteses

No próprio projeto

1- Tema especifico

2- Objetivos

a- Objetivo geral

b- Objetivos específicos

3- Procedimentos

4- Recursos

Direcionados ao leitor avaliador

5- Área de pesquisa

6- Tema geral

7- Justificativa

8- Fontes

9- Cronograma

 

 

Por Deny para Lucinaldo (Pré-projeto):

1-     Delimitação do tema

2-     Problematização

3-     Justificativa

4-     Objetivos

5-     Referencial teórico

6-     Metodologia

7-     Cronograma

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