EXECÍCIO VERBOS                                    IRREGULARES DO PORTUGUÊS 



01. Se a mangueira (circundar_______________ o canteiro, eu (aguar) _______________ as plantas.

02. É preciso que a mangueira (circundar) ____________ o canteiro para que eu(aguar) _____________ as plantas.

03. Convém que você (aguar) _______________ o que plantou.

04. O relógio de alguns (ansiar) _______________ por um acerto.

05. Alguns se (recrear) _______________ aos pares; outros, sozinhos.

06. Não use roupas que o (enfear) _______________ .

07. (Reboar) _______________ pelo espaço um som que a _______________ (extenuar)

08. Espero que você se (adequar) _______________ rapidamente ao novo plano.

09. Se adivinho fosse, (predizer) _______________ o resultado do sorteio.

10. São ignóbeis; não (manter) _______________ a palavra empenhada.

11. Estava no meio do discurso quando alguns gaiatos (interdizer) _______________cochichos que o perturbaram.

12. Cada manhã (perfazer) _______________ a pé, é costume meu, dois quilômetros até a escola.

13. Jamais (interditar) _______________ a entrada de quem se atrasasse nem (interdizer) _______________

observação alguma, se o desejo fosse mesmo de estudar.

14. Se tu (pôr) _______________ , aliás, se vós todos (pôr) _______________ , é claro, se eu também (pôr)

_______________ as coisas nos devidos lugares, tudo (vir) _______________ com maior facilidade.

15. Se você se (dispor) _______________ a chegar na hora, (ver) _______________ que isso não é tão difícil.

16. Quando (vir) _______________ futuramente à faculdade e nos (ver) _______________ , será que teremos a

mesma mentalidade?

17. Agora não sabemos que fazer: (vir) _______________ aqui ontem e (vir) _______________ aqui agora e não

fomos atendidos.

18. Se você se (prover) _______________ de farinha de trigo, poderia fazer um bolo.

19. Como aos sábados os postos fecham, eu me (prover) _______________ na sexta.

20. Vai haver escassez de milho; é bom que você se (prover_______________ .

21. Ele, no ano passado, (reaver) ___________ , em um dia, o que eu não (reaver) ___________ durante o ano todo.

22. Tenho medo de que você não (reaver) ____________ o dinheiro e, por isso talvez ele (reagir____________ mal.

23. Tive medo de que você não (reaver) ____________ o dinheiro e, por isso, talvez ele (reagir) ____________ mal.

24. Mesmo que você preveja bons resultados, não é crível que (reaver) _______________ o que perdeu.

25. Quando (reaver) _______________ o que perdemos, (reaver) _______________ um bom dinheiro.

26. Você não me pegará desprevenido, eu me (precaver) _______________ sempre.

27. A ordem é que todos nos (precaver) _______________ contra a futura carestia.

28. É provável que ele provenha de lá, (precaver) _______________ -se!

29. Mudaria o mundo se você se (precaver) _______________ , se nós nos (precaver) _______________ ?

30. Ele quis chegar tarde; mas não (requerer) _______________ permissão.

31. Se ele quisesse e (requerer) _______________ , conseguiria; (requerer) _______________ você também.

32. Ele perde a colheita e isso lhe (doer) _______________ ; eu bem que me (condoer) _______________ dele.

33. Tu não (possuir) _______________ o que procuras na bolsa.

34. Vós não (possuir) _______________ o que dizeis ter.

35. Ele agora (retribuir) _______________ o bem com o mal.

36. Eu o convidei, espero que (aderir) _______________ .

37. Neste instante não o (compelir) _______________ a que (competir) _______________ com ninguém.

38. Espero que nada (impedir) _______________ que nos (despedir) _______________ dele cordialmente.

39. Necessário é que nos (despir) _____ de nossos preconceitos, para que não (divergir) ______ deles sem motivo.

40. Ainda que ele (transgredir) _______________ o regulamento, não o (denegrir) _______________ .

41. O que não (transgredir) _______________ leis do trânsito, (prevenir) _______________ -se de multas.

42. A lingüiça (frigir) ____________ na panela enquanto eu (frigir) ____________ meus miolos com estes cálculos.

43. Não vê que ele passa mal? (Acudir) _______________ -o logo!

44. Ele é muito forte, hoje não (competir) _______________ com ele; (competir) _______________ você.

45. Ela ainda não (reaver) _______________ a paz perdida.

46. Se nós (conter) _______________ nossos impulsos, será melhor para todos.

47. Agora ganho bem; agora (deter) _______________ o poder de tudo.

48. É conveniente que nós (recompor) _______________ o trabalho.

49. Se alguém o (desdizer) _______________ , estará mentindo.

50. Você se admirará se eu (prever) _______________ o resultado?

51. Se ele (provir) _______________ de lá, o que faremos?

52. Mesmo que todos nós (rever) _______ o texto, ficarão erros; tenho medo de que o conteúdo todo (ruir) ______.

53. Amanhã, em meu discurso, eu não o (desdizer) _______________ .

54. Espero que você não (denegrir) _______________ minha honra.

55. Se eles (redispor) _______________ os dados, tudo se resolverá..

56. Não se (remediar) _______________ caráter com xarope.

57. Se você se (abster) _______________ de pôr panos quentes, as coisas teriam melhorado.

58. Se (Rever) _______________ aquelas fotografias, nós nos lembraríamos de você.

59. (Abotoar) _______________a camisa, pois não podes ficar assim neste lugar.

60. Assim que for preciso, vós (interdizer) _______________ algo, como planejado.

61. Tu (cerzir) _______________ meias muito bem!

62. Vem coisa por aí, é bom que você se (precaver_______________ .

63. Se eles se (prover) _______________ do necessário, como sempre o fazem, nada dará errado.

64. Se (decompor) _______________ em elementos, ficar-vos-á mais fácil.

65. (provir) _______________ seus bens de trabalho honesto você não estaria queixando-se.

66. Eles se (abster) _______________ de fazer comentários maldosos quando perceberam de quem se tratava.

67. Espero que você (divergir) _______________ da opinião dele se ela for absurda.

68. Suas mães ainda (cerzir) _______________ meias?

69. No próximo campeonato, espero que o Corinthians (competir) _______________ .

70. Ele não sabia que nem você ______________ (reaver) nem eu ______________ (reaver) ainda o anel perdido.

71. No ano passado eles se ___ (prover) de muito mais coisas do que, neste ano, querem que nós nos ___ (prover).

72. _______________ (intervir) eles na hora certa, não nos teríamos comprometido.

73. Não (antever) _______________ futuros acontecimentos, porque não são adivinhos.

74. Fiquemos calmos, não nos (desnortear) _______________ .

75. Se nós (contradizer) _______________ os argumentos dele, ele se perderá.

76. (prever) _______________ algumas pessoas que daqui a pouco (advir) _______________ bons lucros.

77. É bom que eles _______________ (predizer) somente coisas boas.

78. Quando eu conseguir meu diploma , _______________ (auferir) grande quantia de dinheiro, com que pretendo

pagar minhas contas.

79. Ele, quando ___________ (propor) a mim que guarde segredo, verá que eu ____________ (repelir) negociatas.

80. Ele queria que nós (predizer) _______________ o que aconteceria com o réu.

81. "Nylon" _______________ (incendiar) à toa .

82. Não que isso _______________ (contradizer) o que pensávamos, mas se _______________ (reter) mais um

pouco a entrada dos torcedores, haveria tumulto.

83. Você quer que eu (nortear) _______________ esses meninos no caminho do bem?

84. Ficarei satisfeito quando (reaver) _______________ o que pensava já ter perdido.

85. Suas palavras (condizer) _______________ com o ambiente se estivéssemos no Pacaembu.

86. Juro que, quando a _______________ (ver), dar-lhe-ei flores.

87. Já não se (fazer) _______________ mais cavalheiros como antigamente.

88. _______________ (precaver-se) ! Lá há muito pernilongo.

89. Eu nunca _______________ (remediar) situações difíceis.

90. Se você me _______________ (contradizer), eu ficaria profundamente magoado.

91. Quando ele se _______________ (condoer), tenta consolar-me.

92. Quando eu _______________ (propor) a reforma, dê-me seu apoio.

93. Quando lhe _______________ (sobrevir) tais problemas, consulte-me.

94. Nós nunca _______________ (sapatear) em quem a nossa simpatia _______________ (granjear).

95. Já que você não ______________ (reaver) o que perdeu ontem, é mesmo melhor que você se ______________

(precaver) contra nova e irremediável perda.

96. _______________ (ir) fazer três anos que os operaram e não _______________ (haver) seqüelas em seu rim.

97. No futuro todos se ___________ (refazer) de suas mazelas e com muita facilidade se ___________ (recompor).

98. Eu pararia mesmo no meio da palavra se alguém me _______________ (interdizer).

99. Tenho certeza de que, para amanhã, _______________ (refazer) os textos.

100. Eu sei que chá de erva cidreira _______________ (remediar) nervoso.

101. Eles, que nunca se _______________ (deter) diante do perigo, ontem, durante a briga, ______________

desdizer) o bandido no depoimento.

102. Eu sei que ele queria que eu _______________ (refazer) o relatório.

103. Não creio que nós nos _______________ (indispor) com ele.

104. No interior, quando está frio, _______________ (gear).

105. Se nos _______________ (precaver), nada aconteceria de mal.

106. Pode ser que José _______________ (competir) nas olimpíadas.

107. Se você _______________ (prever) e me _______________ (prover) do necessário, eu estaria bem.

108. Todos os anos, no Natal, é ele quem _______________ (sortir) a família do necessário.

109. Esperam que você _______________ (apaziguar) os ânimos da torcida.

110. Realmente não quer que _______________ (passear) nós dois?

111. Não _______________ (aderir) a mau partido!

112. Você pode perder. Exijo que se _______________ (averiguar) as causas do problema.

0 comentários:

Postar um comentário